Na terça-feira, 9, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, promoveu um encontro com representantes de entidades religiosas do estado. Católicos, evangélicos, budistas, judeus, islâmicos, ciganos e umbandistas participaram da solenidade.
O evento “Paz e Segurança nas Eleições: um pacto pela democracia” aconteceu no auditório do edifício-sede, em Curitiba, com transmissão pelo YouTube, onde pode ser assistido na íntegra.
Na ocasião, o presidente Coimbra de Moura reforçou que a desinformação é uma ameaça à democracia e o combate a ela é o maior desafio da Justiça Eleitoral neste ano. Ele destacou que, como principal ferramenta, o TRE-PR conta com o projeto Gralha Confere. “A união de forças me dá a certeza inequívoca de que teremos a melhor eleição de todos os tempos”, declarou.
Acordo
O encontro celebrou a assinatura de um Termo de Cooperação entre o TRE-PR e as entidades religiosas. O objetivo é estabelecer ações, por meio de medidas e projetos institucionais, para preservar a normalidade e o caráter pacífico das eleições deste ano.
As partes se comprometeram a ceder espaço para a realização de palestras, em especial, sobre a desinformação e as “fake news” relacionadas às urnas eletrônicas. Serão promovidas também ações de conscientização a respeito da tolerância política, com intuito de preservar a paz social.
As entidades religiosas prometeram ainda divulgar, interna e externamente, conteúdos do TRE-PR sobre a segurança das urnas eletrônicas. O objetivo é reforçar a transparência das eleições.
Representantes das entidades religiosas
- Alexandre Knopfholz, presidente da Federação Israelita do Paraná (FEIPR);
- Alissar Mannah, diretora executiva secretária da Associação Nacional de Juristas Islâmicos (ANAJI);
- Bruno Davanzo, tutor do Centro de Estudos Budistas Bodisatva e presidente do Centro de Estudos Budistas Bodisatva Sukhavati;
- Bispo Cirino Ferro, presidente do Conselho dos Ministros Evangélicos do Paraná;
- Pai Eraldo de Xangô, presidente da Federação Umbandista do Estado do Paraná (FUEP);
- Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo da Arquidiocese de Curitiba;
- Juba Ackel, mãe pequena do Terreiro do Pai Maneco;
- Nardi Casanova, secretária executiva nacional da Confederação Brasileira Cigana.
Presenças
Prestigiaram o evento o presidente Coimbra de Moura; o juiz membro da Corte e Ouvidor do TRE-PR, doutor Thiago Paiva dos Santos; o diretor-geral, doutor Valcir Mombach; e o secretário da Presidência, doutor Josmar Ambrus; servidoras, servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral do Paraná e membros das comunidades religiosas.
A abertura da cerimônia contou com uma apresentação da banda Fora da Pauta. As servidoras Beatriz Rodrigues de Melo e Simone Hembecker e os servidores Dirceu Wolff e Vilmar Chequeleiro tocaram a música “Dias Melhores”, do Jota Quest.
Encontros anteriores
No dia 2 de agosto, o desembargador Coimbra de Moura reuniu-se com 43 dirigentes da Igreja do Evangelho Quadrangular, cujos presentes representaram mais de 900 igrejas de todo o Paraná. O propósito foi apresentar informações sobre a votação eletrônica. No dia 7 de junho, o presidente do TRE-PR visitou também o arcebispo de Curitiba, Dom Peruzzo.
Fonte: Secom / TRE-PR