Direito & Justiça

Defensoria Pública realizará mutirão “Meu Nome, Meu Direito” em Paranaguá

Ação ofertará orientação jurídica para retificação de prenome e gênero na certidão

fsgwysbh

Uma edição do mutirão “Meu Nome, Meu Direito” acontecerá em Paranaguá, no dia 23 de junho. A ação da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) oferta orientação jurídica para homens e mulheres trans, travestis e não-binárias, maiores de 18 anos, sobre como realizar a retificação de prenome e gênero na certidão de nascimento.

O mutirão ocorre das 8h às 15h, no Ginásio de Esportes Dr. Joaquim Tramujas. Para ser atendido (a), não é necessário agendar atendimento, basta comparecer ao local. No dia, para organizar o serviço, serão distribuídas senhas por ordem de chegada. Vale lembrar que o serviço é destinado a pessoas de toda a região de Paranaguá.

o7iigndc
Não é necessário agendar atendimento, basta comparecer ao Ginásio de Esportes Dr. Joaquim Tramujas no dia 23 de junho

Além da orientação sobre os passos para a realização da retificação de prenome e gênero, a Defensoria também fará a entrega de modelos de ofício que devem ser entregues pelas pessoas interessadas em fazer a retificação diretamente no cartório.

“Curitiba foi a cidade-piloto de realização do primeiro mutirão de retificação de prenome e gênero, que foi um sucesso devido à grande adesão da população da capital e região metropolitana, e por isso a cidade contará com mais essa edição, que já é a terceira em Curitiba. Outras sedes da Defensoria Pública do interior do estado manifestaram interesse em também realizar mutirões, portanto, a realização do mutirão na cidade de Paranaguá trata-se de um passo do projeto de interiorização do mutirão”, conta Mariana Nunes, defensora pública e coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM), que realiza a retificação para as mulheres trans e travestis. 

As duas primeiras edições na capital paranaense aconteceram no ano de 2022 e resultaram em 201 atendimentos, sendo 150 na primeira edição e 51 na segunda – a segunda edição foi realizada para atender quem não conseguiu atendimento na primeira edição.

A coordenadora ainda ressalta que os serviços da Defensoria para a população trans não se esgotam no mutirão. “Posteriormente ao mutirão, a Defensoria poderá auxiliar com eventuais dúvidas ou empecilhos que venham a ocorrer ao longo do processo, e até mesmo judicializar as demandas, caso seja necessário”, orientou Mariana.

Documentos para o atendimento

RG e CPF;

Comprovante de residência – físico ou digital, 1.ª ou 2.ª via. 

Para a retificação de prenome e gênero em si são necessários outros documentos pessoais, que podem ser levados ao mutirão para facilitar e agilizar ainda mais o atendimento, sendo eles:

RG e CPF

Comprovante de residência

Certificado de reservista ou dispensa de serviço militar obrigatório

Título eleitoral

Certidão de nascimento e de casamento atualizadas nos últimos seis meses (se houver).

SERVIÇO

“Meu Nome, Meu Direito” em Paranaguá

Mutirão de orientação para retificação de prenome e gênero “Meu Nome, Meu Direito” para homens e mulheres trans, travestis e pessoas não-binárias, com mais de 18 anos, de Paranaguá e região.

Data: 23/06/2023

Horário: 8h às 15h

Endereço: Ginásio de Esportes Dr. Joaquim Tramujas

Serão distribuídas senhas por ordem de chegada

Para mais informações, contacte o NUDEM (Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres) no Whatsapp Institucional: (41) 99285-8134.

8per6m80

Com informações da Defensoria Pública do Estado do Paraná

Você também poderá gostar

Defensoria Pública realizará mutirão “Meu Nome, Meu Direito” em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Defensoria Pública realizará mutirão “Meu Nome, Meu Direito” em ParanaguáAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.