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Direito & Justiça

Confira as orientações do Procon do Paraná para compras seguras na Black Friday

De 2018 a 2020, o órgão recebeu 432 reclamações sobre vendas realizadas neste período

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Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Diante de tantas promoções e ofertas promovidas em novembro na Black Friday, os consumidores, muitas vezes, ficam perdidos e mais suscetíveis a golpes.

Por isso, “nesse período, é importante ficar atento à veracidade das propagandas, se proteger e, em caso de fraudes, acionar o Procon”, lembra o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

O evento chegou ao Brasil em 2010, por iniciativa de uma empresa especializada em descontos na Internet. A primeira Black Friday no Brasil foi totalmente on-line. A cada ano a promoção, que ocorre na última sexta-feira do mês de novembro, vem ganhando mais espaço entre lojistas e consumidores.

Com todo o apelo comercial em volta da data, o Procon-PR orienta aos consumidores que pesquisem antes de comprar. 

De 2018 a 2020, o Procon recebeu 432 reclamações sobre vendas realizadas no período da Black Friday.

Para evitar a perda de dinheiro e dores de cabeça, a chefe do Procon da Secretaria de Justiça, Claudia Silvano, dá algumas dicas de como comprar sem sair no prejuízo.

Confira:

Acompanhe a variação dos preços dos produtos ao longo do tempo

Monitorar os preços ao longo dos meses é uma boa maneira de observar se os produtos vendidos na Black Friday estão, de fato, com preços promocionais ou se as empresas estão apenas ludibriando os consumidores. Através de sites como Buscapé Zoom, é possível fazer o comparativo dos preços dos produtos durante todo o ano.

Tome cuidado com os links recebidos através das redes sociais

Fique atento aos links que recebe, principalmente, por meio de WhatsApp e e-mail. Um dos sinais de golpe, que pode ser notado quando se clica nesses links, é que a página direcionada costuma ser muito parecida daquela Empresa a qual o consumidor achou que era de fato. Só que diferente das páginas confiáveis, as páginas falsas não aceitam cartão de crédito, apenas pagamento por meio de boletos ou pix – assim, o consumidor não consegue reverter os danos com facilidade.

Avalie se você realmente precisa comprar nesse momento

Ponderar a necessidade de comprar algum produto e analisar a atual condição financeira, ajuda você a não comprar por impulso, a não cair em golpes e, consequentemente, não perder dinheiro.

Não considere as promoções somente on-line

Além das promoções on-line, muitas lojas físicas também participam do Black Friday e podem apresentar bons preços e  boas opções de pagamento. Considerar estes lugares para comprar o produto, ajuda também a não cair em golpes, já que o pagamento será feito na hora.

Mas, apesar disso, todo cuidado é pouco e estar atento é sempre o melhor a se fazer para não sair no prejuízo.

Registrar Reclamações

Para registrar uma reclamação no consumidor.gov.br, basta entrar no site ou baixar o aplicativo, disponível para os sistemas IOS e Android.

No Procon-Pr, as reclamações podem ser feitas pelos telefones 0800-041-1512 ou (41) 3223-1512, ou pelo site, com preenchimento do formulário disponível no endereço  www.procon.pr.gov.br.

Com informações da SEJUF/PR

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