conecte-se conosco

Dia do Trabalho

Senac, Senai e Sebrae dispõem de ferramentas necessárias para qualificação profissional do trabalhador

Mercado de trabalho competitivo exige aprimoramento

Publicado

em

O dia do trabalhador, celebrado em 1.º de maio, homenageia todo cidadão que exerce seu trabalho e destaca a importância do ofício para o avanço do País em diversos fatores econômicos e sociais. Em Paranaguá, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industria (Senai) dispõem de ferramentas necessárias para a qualificação profissional do trabalhador e até mesmo quem está buscando uma oportunidade no mercado de trabalho.

Senac Paranaguá

Mantido pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, há 76 anos o Senac vem capacitando e habilitando profissionais. Neste tempo, já preparou mais de 6 milhões de pessoas e vem inserindo anualmente no mercado cerca de 140 mil cidadãos devidamente qualificados e preparados para enfrentar os desafios do atual mundo do trabalho.

“Na Unidade de Paranaguá, atendemos alunos que buscam qualificação para as áreas de Saúde, Beleza, Gastronomia, Segurança, Turismo, Comércio, Gestão, entre outras. Apenas como exemplo nós podemos citar que neste mês teremos a 41.ª Turma do Curso Técnico em Enfermagem. Ocorre, no entanto, que estamos com turmas em andamento dos cursos Técnicos de Radiologia, Técnico de Segurança do Trabalho e Gastronomia. Por ano, o Senac Paranaguá coloca no mercado de trabalho mais de 2 mil pessoas qualificadas”, destacou o gerente executivo do Senac Paranaguá, Agnaldo Camilo Monteiro. 

Além dos cursos técnicos presenciais, o Senac oferta cursos da modalidade à distância, incluindo várias opções gratuitas. Com o Programa Senac de Gratuidade, a Unidade de Paranaguá oferta diversos cursos totalmente gratuitos, dentre eles, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Manicure e Pedicure, Cabeleireiro, Maquiador, Confeiteiro, Cozinheiro e vários outros. “Todos são disponibilizados através do site do Senac, por isso é importante a comunidade ficar atenta constantemente às novidades. Falando em gratuidade, somente no Senac Paranaguá são realizados cerca de 3,5 milhões por ano em cursos totalmente gratuitos”, observou Monteiro.

De acordo com o gerente executivo do Senac Paranaguá, Agnaldo Camilo Monteiro, o Senac sempre está inovando através de seu modelo pedagógico de ensino, com aulas dinâmicas e interativas. Com relação às tecnologias, os laboratórios de Radiologia e de Enfermagem contam com equipamentos de ponta. “Apenas como exemplo, podemos citar a aquisição de óculos especiais para realidade virtual, equipamento este usado em nossos cursos proporcionando uma experiência de aprendizagem totalmente diferenciada. Somente nos últimos dois anos, os laboratórios de beleza, saúde e gastronomia receberam investimentos que chegam a 1 milhão de reais. O investimento é pensado em levar o que há de melhor em inovação aos nossos alunos.  Além disso, nossos instrutores sempre estão em busca de inovação e o Senac sempre investe em novas tecnologias para sempre mantermos o nível de excelência em todos nossos atendimentos”, reforçou. 

“Você, trabalhador, que acorda cedo com gana de vencer na vida e trazer o sustento aos seus lares, que Deus possa te abençoar infinitamente. Saiba que não importa o teu cargo, o importante é ser um trabalhador honesto. Ser exemplo aos que te cercam. Sempre que precisares de apoio profissional, saiba que o Senac está de portas abertas para te receber, oferecendo qualificações conforme demanda real do mercado de trabalho. Parabéns pelo Dia do Trabalhador”, finalizou o gerente executivo do Senac Paranaguá.

Senai Paranaguá

O Senai, integrante do Sistema Fiep, possui uma unidade em Paranaguá, dentre as mais de 50 distribuídas pelo Paraná. A educação é um dos pilares do Senai, que oferece cursos de iniciação, aprendizagem industrial, qualificação, aperfeiçoamento e cursos técnicos, além de graduação tecnológica, extensão e pós-graduação por meio das Faculdades da Indústria.

“Nós temos vários cursos na área da indústria, especialmente para a indústria de Paranaguá, que é o porto. Temos curso de soldador, mecânico, eletricista e embarcando nas qualificações e nos aperfeiçoamentos nessas áreas a gente também tem os cursos técnicos, que são em eletromecânica, eletrotécnico e estaremos no segundo semestre abrindo turmas e durante o ano todo teremos abertura de qualificações e aperfeiçoamento. Não são só cursos pagos, temos também a oferta de cursos gratuitos”, explicou Manoela de Farias, vendedora pessoa física do Senai Paranaguá.

A grande procura na unidade de Paranaguá é pelos cursos de eletromecânica e manutenção de máquinas. O Senai tem uma parceria com mais de 200 indústrias na cidade. “O investimento que o Senai Paranaguá desenvolve é com a formação dos funcionários internos. Temos parceria com indústrias e até mesmo com prefeituras, órgãos públicos, que investem com verbas para que a gente forneça capacitação para a comunidade, como cursos para o CRAS e até levamos a nossa carreta, que é a unidade móvel para dispor dessa formação”, contou a vendedora do Senai Paranaguá.

De acordo com Manoela de Farias, o diferencial do Senai são os laboratórios específicos para cada curso, onde a teoria e a prática ocorrem no mesmo espaço. Ela aproveitou para motivar o trabalhador a sempre buscar a capacitação e ter melhor rendimento no trabalho. “A indústria inova e o Senai se renova, então conforme a indústria vem se inovando a gente tenta acompanhar esse ritmo e o que a gente fala para o trabalhador é que ele não pode ficar omisso e parado. Ele não deve se acomodar e procurar capacitação para ele poder mostrar um melhor rendimento de trabalho ou até mesmo crescer na empresa onde ele está ou até em outra que ele for trabalhar”, finalizou.

Sebrae

Para quem já é ou quer ser empresário, o Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é a opção mais fácil e econômica de obter informações e conhecimento. É a instituição que entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País.

“Considerando que mais de 98% dos trabalhadores que atuam na formalidade estão empregados nos pequenos negócios, fica clara a importância das Micro e Pequenas Empresas para o nosso país, podemos considerá-las como a mola propulsora da nossa economia”, pontuou a Consultora de Negócios do Sebrae Paranaguá, Catiane dos Santos. 

O Sebrae oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; educação empreendedora; startups; liderança; e ambiente de negócios.

“Aos colaboradores é de suma importância que tenham claro o quanto seu comportamento determinado e comprometido com o propósito da empresa pode impactar não apenas nos resultados da equipe mas também no sucesso das suas carreiras”, concluiu Catiane.