conecte-se conosco

Dia do Trabalho

Técnica da Portos do Paraná explica importância da segurança no trabalho

Jamile Marçal reforça importância de preservar a saúde e integridade dos trabalhadores

Publicado

em

No domingo, 1,º, dia em que se comemora o Dia do Trabalho, além da importância de todos os trabalhadores  com seu labor diário, garantindo a geração de renda, bem como movimentando a economia, é essencial compreender que todos os profissionais possuem como direito garantido um ambiente que garanta sua integridade física e mental. Nesse sentido, a técnica em segurança do trabalho da Portos do Paraná, Jamile Ghidetti Marçal, explica a importância da sua área profissional não somente na empresa pública onde atua, como em todos os locais de trabalho, reforçando o compromisso do Porto com a melhoria constante da prática de trabalho seguro. 

“Saber que meu trabalho permite contribuir para melhoria constante das condições e práticas de trabalho seguro dentro da Portos do Paraná é muito gratificante. Como técnica da empresa pública atuo em apoio a gestão em atividades administrativas, e nas fiscalizações em campo também. Na figura de Autoridade Portuária, nossa meta é reunir através das fiscalizações, indicadores que apontem as ações necessárias para melhorar as condições de saúde e segurança no trabalho”, explica Jamile Marçal.

Segundo a técnica de segurança do trabalho na Portos do Paraná, o cuidado da saúde, em si, deve ser a primeira preocupação de todos. “Adotar práticas que elevem nossa qualidade de vida é muito importante. No que diz respeito à segurança, é importante conhecer e entender os riscos da atividade que desempenha. Seguir os procedimentos e conhecer as regras de segurança fazem toda diferença. Todas estas regras e ferramentas de gestão são criadas em busca de melhorar o trabalho, de torná-lo mais seguro e eficiente”, acrescenta.

A profissional afirma que é essencial que o trabalhador saiba sobre a importância da segurança do trabalho, com foco na preservação da integridade física e mental. “A saúde é sempre o mais importante. Aproveitando a temática da campanha realizada no mês de abril aqui na Portos do Paraná, que foi o Autocuidado, reforço que saúde e segurança não se trata de algo apenas sobre nós mesmos, mas também por todos nossos entes queridos que nos aguardam em casa, por nossas equipes de trabalho. Cuidado e prevenção sempre”, reforça.

Empresas e importância do foco na segurança

“As empresas em geral precisam enxergar a cultura de saúde e segurança como algo inerente nas suas organizações, como algo indissolúvel”, ressalta Jamile (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)

“As empresas em geral precisam enxergar a cultura de saúde e segurança como algo inerente nas suas organizações, como algo indissolúvel. Entender que o trabalho mais seguro é mais eficiente. Preservar a saúde do trabalhador é primordial para manter sua força de trabalho operacional”, salienta Jamile. Para a profissional, é necessário estabelecer esta cultura, algo que faz com que o trabalhador escolha a prática segura por iniciativa própria. “Neste momento, regulamentos e normas passarão a ser apenas uma base consultiva”, complementa. 

“Gostaria de parabenizar a todos, independente de suas funções, independente da área de atuação. Neste dia que celebramos o trabalhador, que possamos nos comprometer com nossa saúde, com nossa integridade, e que cada um sempre tenha em mente que o comportamento seguro no trabalho é sempre a melhor escolha, para você, para sua família, e para sua equipe”, finaliza Jamile Marçal.