conecte-se conosco

Dia das Mães

Professora fica mais tempo com os filhos e aproveita para fazer atividade esportiva

Jeane Ribas de Araújo Rocha é mãe de dois filhos e professora da Rede Municipal

Publicado

em

Cuidar da casa e dos filhos e ainda trabalhar fora, ou em Home Office devido à pandemia do novo Coronavírus, é uma realidade para muitas mulheres que se dividem em várias atividades. Ser mãe exige uma atenção redobrada e ainda saber lidar com pressões de todos os lados. Na atualidade, a maioria das mulheres executa alguma atividade para o incremento da renda familiar.

Tem mãe que adota, tem a mãe que cria, mãe-avó, mãe-tia, mas uma coisa é fato: depois que uma mulher se torna mãe, ela nunca mais será a mesma e passa a viver a maternidade de uma forma diferente. Além do trabalho do dia a dia, a mãe tem que se desdobrar em casa para cuidar dos filhos. A escola tem a função de educar, mas ela não é o primeiro ambiente em que ocorre o processo de aprendizagem. É na família, no contexto do lar, que a criança recebe seus primeiros ensinos. 

Jeane Ribas de Araújo Rocha, de 44 anos, é professora da Rede Municipal de Ensino em Paranaguá e é mãe de dois filhos, Rafael, de 17 anos, e Nicolas, de 9. Ela fala da relação com os filhos e este período de pandemia. “Minha relação com os meus filhos é intensa e exige muito de mim, pois um dos meus filhos é autista e necessita de um cuidado especial. Nessa pandemia estou aproveitando o máximo em ficar perto dos meus filhos dando mais atenção à educação deles e ao tempo que estamos perto um do outro”, ressaltou.

Algumas mulheres, apesar de enfrentarem muitas dificuldades, encontram uma maneira de aliar maternidade e carreira profissional. Jeane passa por isso ao ser mãe e professora. “Ser mãe e professora ao mesmo tempo exige muito cuidado e dedicação, mas estamos conseguindo conciliar organizando os afazeres de mãe e da escola”, disse Jeane que, ao mesmo tempo em que é mãe, aprende diariamente com os alunos. “Ser mãe é maravilhoso, aprendo todos os dias com eles, ensino a respeitar as pessoas e ter um bom relacionamento com todos. Acredito que a maternidade me ensinou a ver os meus alunos com um outro olhar”, explica a professora.

Quando os filhos não estão estudando e a mãe não está lecionando, a família aproveita o momento ocioso para se dedicar à prática esportiva, principalmente aos fins de semana quando se reúnem para se exercitar pelo litoral do Paraná. “Nos fins de semana aproveitamos para pedalar um pouco, fazendo uma atividade recreativa”, informou Jeane.

Neste Dia das Mães, Jeane deixou um recado para as mulheres que vivem esse dilema da maternidade e trabalho. “Mãe, acredite sempre que você é a essência máxima do seu filho, valorize o tempo que vocês têm juntos, semeiem coisas boas e, com certeza, colherá excelentes frutos”, finalizou.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress