O Porto de Paranaguá realizou um café da manhã para reconhecer, homenagear e agradecer as funcionárias no Dia Internacional da Mulher, comemorado na quarta-feira, 8. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, ao lado da diretoria executiva, participou do encontro especial com as funcionárias.
A gerente de gestão de pessoas, Melissa de Paula, salientou que a Portos do Paraná tem 82 mulheres funcionárias e 23 estagiárias. “Sempre fazemos um evento alusivo a esse dia, estimulando a valorização do trabalho feminino na área portuária que, historicamente, é um ambiente bem masculino, e que nós viemos perseverando e aos poucos ocupando espaço. A ideia do café da manhã partiu do presidente, justamente para enaltecer o valor delas, a contribuição que elas dão e a grandiosidade do trabalho delas conosco”, disse Melissa.
Segundo ela, a presença feminina tem crescido na Portos do Paraná. “Isso ocorre em todas as áreas, na engenharia, que tradicionalmente é uma área bem masculina, temos a atuação forte das mulheres; o mesmo na área de operação, na qual hoje temos técnicas portuárias. A mulher tem um olhar diferenciado para o trabalho e na tomada de decisões. Atualmente, 80% das audiências jurídicas feitas pela empresa são defendidas por mulheres, isso nos engrandece muito”, concluiu Melissa.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, em seu discurso para as mulheres durante o evento, lembrou da importância de evidenciar a presença das mulheres na área portuária.
“A data serve para que a gente lembre da importância das mulheres, principalmente em um setor ainda como o nosso, muito masculino, mas lembrem-se que vocês são parte dessa mudança, pois acreditaram na possibilidade de trabalhar nesse ambiente que tem mudado. Nós temos hoje destaque em várias posições de liderança na empresa, as quais vocês tocam com maestria. Nosso agradecimento no dia de hoje a vocês que ajudam para que o porto avance, alcance os resultados e mude também essa imagem de que o ambiente portuário é masculino”, afirmou Garcia.
Para ele, o Paraná pode ser exemplo de mulheres líderes na área. “É um dia de celebração, agradecimento e respeito. Queremos melhorar e ver mais mulheres ocupando posições de liderança, com mais mulheres na diretoria do porto, e isso irá se tornar uma realidade não só aqui, mas no setor portuário como um todo e o Paraná pode ser o primeiro grande exemplo para isso acontecer”, salientou Garcia.
Uma das funcionárias presentes no café da manhã foi Maria Manuela da Encarnação Oliveira, que trabalha no Porto de Paranaguá desde 1987. Com dupla nacionalidade, portuguesa e brasileira, ela foi a primeira diretora de engenharia dos portos do Paraná e do Brasil e comentou como é ver o espaço hoje ocupado por mais mulheres. “Isso é muito bom, o presidente Luiz Fernando lembrou que fui a primeira diretora técnica mulher do porto de Paranaguá e do Brasil. As coisas têm que se normalizar, ser equilibradas”, destacou Maria Manuela.