Fernando Zacharias é natural de Paranaguá, graduado em Nutrição pela Universidade Positivo e pós-graduado em nutrição esportiva pela mesma instituição. Há quatro anos trabalha com atletas de alta performance e desde 2017 é o nutricionista responsável pela alimentação e suplementação dos atletas do Rio Branco Sport Club.
O profissional realiza acompanhamento de vários atletas em diferentes modalidades esportivas, como artes marciais, atletismo, futebol, fisiculturismo entre outros. Atualmente, a maior parte dos seus atendimentos é para pacientes que não sobrevivem do esporte, são pessoas que buscam na prática esportiva resultados estéticos, qualidade de vida, ou simplesmente praticam alguma atividade física como um hobby.
O profissional ressalta a importância em buscar um atendimento nutricional adequado quando se faz algum tipo de atividade física. “O papel do nutricionista é auxiliar as pessoas na promoção da saúde em relação à alimentação em todos os momentos da sua vida, seja na escolha dos melhores alimentos e nutrientes, seja na melhoria da hidratação corporal, para juntos, atingirmos os resultados desejados”, ressalta.
Suplementos
Fernando Zacharias ressalta que o nutricionista esportivo é o profissional mais capacitado na prescrição de suplementos alimentares. “Além de conhecer muito bem os suplementos, nós recomendamos a correta utilização. Durante a consulta nutricional, podemos identificar possíveis deficiências nutricionais, em que a suplementação poderá auxiliar no tratamento juntamente com uma alimentação adequada”, aponta.
Para a correta utilização dos suplementos, é necessário passar por uma consulta nutricional esportiva, a fim de conhecer suas individualidades e, assim, fazer a prescrição de forma eficiente. O nutricionista ressalta que o uso inadequado de suplementos e maus hábitos alimentares podem trazer malefícios à saúde.
Água ou isotônico?
“A água de forma isolada sempre será a melhor forma de hidratar-se. Os isotônicos servem para suprir uma demanda de desidratação que pode ocorrer em estresses fisiológicos, como excesso de treinos. Se o paciente tiver uma correta alimentação e hidratação com água durante o dia, ele terá essas vitaminas e sais minerais encontradas nos isotônicos, sendo o consumo desnecessário nestes casos. Já para os atletas de alta performance, que realizam treinamentos extenuantes, o isotônico pode ser uma boa estratégia de reidratação de forma mais rápida” explica.
Resultados X Alimentação
O nutricionista conta que é possível conquistar bons resultados já no primeiro mês de acompanhamento, porém depende muito das individualidades, nível de atividade física e comprometimento do paciente em relação à adesão do tratamento alimentar e da mudança no estilo de vida.
“Hoje em dia ter uma boa qualidade de vida é o sonho de consumo de muita gente, não se trata de ter apenas um corpo bonito por um determinado período de tempo, e sim da adoção de hábitos saudáveis que durem para sempre, que passem para demais gerações familiares. Cuidar da mentalidade e ter atitudes positivas podem fazer toda a diferença para quem busca ter uma boa saúde”, finaliza.
Contato:
Instagram: @fernandozacharias.nutri
Facebook: Nutricionista Fernando Zacharias.