conecte-se conosco

Cultura

“Paranaguá Mais Cores” realiza festival “ELAS + CORES” em Paranaguá

Evento voltado à presença feminina na arte urbana inicia na sexta-feira, 1.º

Publicado

em

Foto: Divulgação/Paranaguá Mais Cores

Na sexta-feira, 1.º, o projeto “Paranaguá Mais Cores” inicia em Paranaguá o II Festival de Arte Urbana edição “ELAS + CORES” com foco na presença feminina na produção de arte urbana, algo presente durante toda a iniciativa que ocorre desde 2019 no município e no litoral do Paraná. Ações e intervenções artísticas do festival ocorrerão em diversos locais da cidade até o dia 22 de dezembro, não somente com a presença de artistas que já atuam no projeto, entre elas lideranças culturais jovens, de 12 a 16 anos, que foram descobertas por meio de oficinas realizadas em Paranaguá. 

Laís Araújo Leite, pintora muralista do “Paranaguá Mais Cores”, destaca a importância do projeto desenvolvido em Paranaguá com diversas atividades de pintura, entre elas oficinas em escolas e mutirões com a comunidade. “Nesse processo percebemos uma grande presença feminina nas nossas ações. A título de exemplo, é comum vermos nas oficinas de cada 10 participando sete mulheres. Em razão dessa preponderância feminina, resolvemos nessa edição do festival promover a ampliação da participação das mulheres, para que elas também construam a arte e a cidade a partir da sua perspectiva”, afirma. 

“Outro ponto importante a ser ressaltado é que esse ano buscamos colocar nas atividades do projeto a iniciação de artistas jovens – com 12 anos, 16 anos e etc – todas elas descobertas através das oficinas do projeto, medida importante para disseminar a arte para a próxima geração de artistas que está vindo ocupar as ruas e as galerias da cidade”, ressalta Laís. 

Como o evento ocorrerá

O “ELAS + CORES” acontecerá entre 1.º a 22 de dezembro em Paranaguá atuando em três frentes de trabalho. Uma delas é a produção de murais, com realização de pinturas no espaço urbano de Paranaguá utilizando a técnica de muralismo. Outra frente é o “Live painting na Praça” que acontecerá todas as sextas-feiras na Praça Fernando Amaro com apresentação musical das Minas Jazz. Além disso, outra modalidade é o “Lambe Lambe” com colocação de poemas e poesias de mulheres nas ruas de Paranaguá por meio da técnica “colagem + arte em lambe lambe”. 

Segundo Laís, trazer a arte feminina para os muros da cidade de Paranaguá e do litoral é uma forma de mostrar para a população a perspectiva e visão social pelo olhar feminino. Além disso, é uma maneira de mostrar e cultivar a autonomia feminina no espaço da arte que por muito tempo vem sendo protagonizada por homens. A importância da presença feminina na arte é o empoderamento, a força, o incentivo e também a inspiração para que outras mulheres e também a nova geração ocupe o espaço que sempre foi nosso.  E também para que a sociedade conheça, reconheça, admire e respeite mulheres pelas suas múltiplas capacidades”, ressalta a pintora muralista.

“Fica aberto o convite para todas as meninas e mulheres que quiserem apresentar sua arte por meio da pintura através do projeto Paranaguá Mais Cores, e também para todas que se interessarem em participar da próxima edição do Elas Mais cores. Todas as informações para contato estão no Instagram @pguamaiscores”, finaliza Laís Araújo.

O “ELAS + CORES” acontecerá entre 1.º a 22 de dezembro em Paranaguá atuando em três frentes de trabalho (Arte: Divulgação/Paranaguá Mais Cores – @laisaraujoleitee)
plugins premium WordPress