Cultura

Mostra de hip hop “Arte das Ruas” retomou agenda do Teatro Rachel Costa

Demanda antiga do segmento, evento foi histórico para a arte urbana de Paranaguá

kh355qsv

No início de outubro, aconteceu em Paranaguá a primeira “Live Arte das Ruas – Mostra da Cultura Hip Hop”, que contou com transmissão ao vivo pela página do Facebook da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) com apoio da prefeitura. 

O evento contou com batalha de rimas, graffiti, breaking e MC´s, com programação que retomou a agenda cultural do Teatro Rachel Costa. Segundo um dos organizadores do evento, Wagner Luíz Peixoto da Silva, o rapper “Wag”, a mostra foi uma “virada de chave” no cenário da arte urbana de Paranaguá e do litoral, combatendo preconceitos e ampliando conhecimentos, atendendo uma demanda antiga do segmento em reconhecimento à importância do hip hop no cenário cultural da cidade-mãe do Paraná.

“A proposta da mostra da Cultura Hip Hop foi muito bem acolhida pelos agentes culturais ligados a esse segmento. Depois de anos conseguimos reunir artistas do breaking, grafitti, mc’s e dj’s em um mesmo evento.  Estiveram presentes os artistas Alfid, Bigue, Cássia, DJ Luciano, Drope, Du Rap, Fabrício, G.R, Guga, Kakashi, Kenji, Shelps, Snop, Stace, Tarik e Thiago Stuart. Além da Secultur, estiveram envolvidos na organização Alysson Skyler, Wag e Wellington Fênix”, explica Wag, que teve contato com o hip hop desde os anos 90, passando a ser rapper de maneira efetiva desde 2013. “Como o evento foi transmitido pelas redes sociais, foi possível alcançar pessoas de diversos estados do país e que nos deram um retorno positivo nos comentários. Como esse material está salvo no canal da Secultur muitas pessoas podem ter acesso a esse conteúdo a qualquer tempo”, complementa.

De acordo com o rapper, há tempos foi estabelecido um diálogo com a Secultur para apresentar a demanda da mostra. “Vimos nisso uma ótima oportunidade de apresentar para a sociedade  e pro próprio Poder Público um pouco mais sobre a arte urbana produzida em Paranaguá, no intuito de diminuir qualquer preconceito ou desinformação quanto a essas expressões culturais. A live Arte das Ruas marca a reabertura das atividades no palco do Teatro Rachel Costa, o que além de ser uma honra, também carrega um peso simbólico, mostrando que é possível converter um local historicamente marcado como um espaço de exclusão e privilégio em um espaço inclusivo e plural”, ressalta.

Perspectivas para o futuro

“Sentimos uma predisposição por parte da atual gestão em reconhecer essas expressões artistícas e em compreender a cultura enquanto um direito”, argumenta Wag. Segundo ele, é mantido um diálogo contínuo para incluir expressões urbanas, especialmente o hip hop, nos principais editais municipais, como a Lei Aldir Blanc e o Cultura na Rede. “A mostra é um pontapé inicial daquilo que queremos realizar futuramente, que é um festival de artes urbanas e quem sabe com isso tornar Paranaguá uma referência nacional nesse segmento. Há também uma lei municipal que trata da Semana da Cultura Hip Hop e estamos mobilizados para que ela saia literalmente do papel”, acrescenta. 

Como apoiar o hip hop parnanguara

7to t ij
“Vimos nisso uma ótima oportunidade de apresentar para a sociedade e para o próprio Poder Público um pouco mais sobre a arte urbana produzida em Paranaguá, no intuito de diminuir qualquer preconceito ou desinformação”, explica Wag (Foto: Alceu Lopes – Divulgação)

Para Wag, a comunidade pode somar forças junto ao hip hop parnanguara, algo que passa muito por espaços acadêmicos e imprensa local, no sentido de difundir essas expressões de arte urbana. “Há ainda alguns espaços comerciais que seguem dando total liberdade para que essa cultura se expresse. Hoje o que temos feito é fortalecer os nossos coletivos como a Hey Ho Raps e a Companhia de Dança Fênix.  Vemos com bons olhos a criação do grupo de hip hop Freedom Art Nation, a mobilização dos grupos de artistas ligados ao grafitti, que estão cada vez mais organizados através de sopas – que são basicamente mutirões para grafitar muros”, destaca. 

“As batalhas de rimas também estão conseguindo se consolidar na cidade, destaco aqui a Batalha da Street. Enfim, precisamos dos agentes culturais, do público, da comunidade interessada e do Poder Público para ampliar a difusão das artes de rua como promotora de inclusão e transformação na cidade de Paranaguá”, finaliza o líder cultural.


Mostra de hip hop “Arte das Ruas” retomou agenda do Teatro Rachel CostaAvatar de Redação

Redação

Mostra de hip hop “Arte das Ruas” retomou agenda do Teatro Rachel Costa

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar