conecte-se conosco

Cultura

Lei Aldir Blanc cadastra artistas e espaços culturais de Paranaguá

Cadastro dará acesso aos editais de fomento para a cultura

Publicado

em

O Conselho Municipal de Cultura de Paranaguá está convocando todos os artistas e espaços culturais para realização de cadastro. Muitos profissionais da cultura estão com suas atividades prejudicadas em virtude da pandemia da Covid-19.

A Lei Aldir Blanc também prevê recursos de R$ 3 a 10 mil para espaços culturais e a criação de editais de fomento para todos os segmentos da cultura. 

Em nome disso, o Conselho Municipal de Cultura vem se reunindo junto à Secretaria de Cultura para traçar algumas diretrizes para Paranaguá. Nos últimos dias aconteceram várias reuniões virtuais com os artistas.

Todos os artistas devem estar cadastrados

Wagner Peixoto, representante de cultura popular no Conselho Municipal de Cultura de Paranaguá, ressalta que a Lei Aldir Blanc já está regulamentada na esfera nacional.

“Os municípios precisam apresentar um plano de trabalho para mostrar como vai gerir esses recursos. A Secretaria Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura têm reunido os conselheiros dos segmentos para levantar propostas. Eu na condição de conselheiro da cultura popular venho me reunindo com representantes do segmento. A gente está na fase de levantamento de propostas e a Secultur está fazendo um cadastro dos artistas e dos espaços culturais. É muito importante que todos façam esse cadastro. Porque é a partir disso que será feito o plano de ação”, explica.   

Wanderlem Silva representa a música no Conselho Municipal de Cultura. “Nós da música já tivemos ideias sobre músicas autorais, um edital semelhante ao FEMUL (porém on-line). Num diálogo entre a SECULTUR e o Conselho de Cultura, decidimos que o melhor seria que os próprios artistas deveriam propor que tipo de editais eles gostariam que acontecessem, para depois participar desses editais”, ressalta. 

“O cadastro fará um levantamento de quantos agentes culturais existem na cidade e em que áreas de atuação estão inseridos. É preciso estar cadastrado para ter acesso a eventuais editais de fomento para a cultura local, o mesmo vale para espaços culturais. A parte do auxílio de R$ 600 é um cadastro estadual e já está vigente”, reforça Harrison Camargo, presidente do Conselho Municipal de Cultura.

O cadastro está disponível na página http://www.paranagua.pr.gov.br/cadastro-secultur/

plugins premium WordPress