Foi realizada na quarta-feira, 15, com anuência do prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, a primeira reunião ampliada do novo Conselho Municipal da Cultura.
A implantação do Conselho Municipal da Cultura não é imediata. A quantidade de atores envolvidos exige um processo de preparação bastante cuidadosa. É importante que a sociedade civil participe desde o início das articulações.
A secretária da Cultura e do Turismo, Maria do Rocio Bevervanso, considera que o Conselho Municipal da Cultura traz importantes resultados de ordem política. “Trata-se de um instrumento de democratização da gestão cultural e, como consequência, do Estado, contribuindo para que haja maior participação na elaboração da política cultural”, disse a secretária da pasta, enfatizando que o conselho dá transparência à gestão cultural. “A existência do Conselho significa maior transparência na gestão cultural, porque permite um acompanhamento mais próximo, por parte da sociedade, das ações do governo no campo cultural”, completa.
Estiveram presentes na reunião realizada na Secretaria, os novos membros. Na ocasião, foram apresentadas as Leis e Condutas desse próximo Conselho, que terá sua administração no próximo Biênio.
São partes integrantes quatro Membros Titulares de Órgãos Governamentais e quatro Membros Titulares de Órgãos Não Governamentais, bem como seus respectivos Suplentes.
Participaram do encontro: Maria do Rocio Bevervanso, João Pedro da Silva, Marlene Wolff, Ilda Janete Costa, Karyna Brunetti, Tainara Smeck, Fabiano Cecílio, Ademir da Silva, Renato Prigoli, Anna Claudia, Silvio Souza, Ana Rúbio, Ana Paula Venâncio, Sebastião Santos.
A próxima reunião está agendada para o dia 29 de julho, e acontecerá com o intuito de eleger o presidente, vice-secretário, e demais membros, para então serem empossados. O objetivo é auxiliar nas manifestações artísticas e culturais de Guaratuba, bem como trazer novidades aos munícipes.
Com informações da Assessoria de Comunicação de Guaratuba
Fotos: Divulgação