Connect with us

Coronavírus

Unimed Paranaguá tem programa para acompanhar pacientes com Covid-19

Beneficiários são orientados por telemonitoramento até o final do ciclo da doença

Publicado

em

Com o aumento dos casos de Covid-19 verificado em abril deste ano, a Unimed Paranaguá implantou o Programa de Gerenciamento Covid, que se trata de um acompanhamento para os pacientes que estão com suspeita ou são diagnosticados com a doença. O beneficiário é acompanhado por telemonitoramento até o final do ciclo de 14 dias da doença.

Os pacientes que pertencem ao grupo de risco recebem visitas domiciliares para a monitorização de oximetria (níveis de oxigênio no organismo) e temperatura (para averiguar a ocorrência de febre) até duas vezes ao dia,  entre o 5.º e 9.º dia do início dos sintomas, que é o período mais crítico do processo infeccioso.

A enfermeira da Unimed Paranaguá, Monique Hellen Oliveira da Silva, explicou que foi percebida a necessidade de dar atenção especial voltada aos beneficiários com suspeita ou confirmados. “O programa teve início em 17 de abril, consiste no telemonitoramento por busca ativa dos beneficiários que liberaram guia para realização do teste de Covid-19. Durante o período dos 14 dias de quarentena, entramos em contato e realizamos o acompanhamento desse beneficiário e, consequentemente, dos familiares”, disse Monique.

Com a implantação do Programa, 1.364 beneficiários já foram acompanhados, sendo que 261 tiveram a confrmação da doença. A equipe de profissionais que integra a iniciativa, além de acompanhar a reação do paciente e a apresentação dos sintomas, também presta orientações às famílias.

“Realizar as orientações referentes aos cuidados com a higiene e o respeito ao isolamento social é fundamental para reduzir a disseminação da Covid-19 e para preservar vidas, esse conjunto de medidas faz a diferença no combate ao vírus. Oferecer condições de diminuir os danos que o vírus pode causar e reduzir as chances de disseminação da doença é indispensável para proteção e cuidado do beneficiário e seus familiares”, ressaltou a enfermeira Monique.

Telemonitoramento

Segundo Monique, durante as ligações é realizado um levantamento do histórico de saúde, sintomas que manifesta e busca epidemiológica, a fim de orientar conforme a necessidade individual de cada beneficiário. “A partir dessas informações, orientamos quanto aos cuidados de vida diária, a importância de manter o isolamento domiciliar, higienização pessoal, do ambiente e objetos, não compartilhamento de objetos, nutrição adequada, o distanciamento social e sobre a evolução da doença, orientando quanto aos sintomas de gravidade e encaminhamento hospitalar”, descreveu a enfermeira.

Os beneficiários da Unimed em Paranaguá podem entrar em contato com o atendimento da Medicina Preventiva de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, pelo telefone (41) 3425-8111.

Monitoramento presencial

Muitos pacientes com Covid-19, apesar de não demonstrarem falta de ar, apresentam uma queda do nível de oxigênio sanguíneo. Na área médica, isso é chamado de hipóxia silenciosa, algo que também é verificado pela equipe do programa.

“Percebendo a necessidade de monitorar de perto os beneficiários do grupo de risco e através de alguns estudos que mostram o surgimento da hipóxia silenciosa, iniciamos o monitoramento presencial, que consiste na disponibilização do profissional de saúde para verificar a oximetria de pulso, frequência cardíaca e temperatura em domicílio, a partir do 5.º dia de sintoma, por cinco dias consecutivos”, contou Monique.

A equipe também aproveita a ida à casa do paciente para levar uma cartilha informativa e orientar quanto aos cuidados intradomiciliares e em casos de agravo da doença. “Dessa forma, podemos acompanhar a evolução dos sintomas com segurança por meio dos parâmetros fisiológicos, apresentados em tempo real, possibilitando intervir precocemente”, concluiu a enfermeira.