Connect with us

Coronavírus

UFPR Litoral doa álcool 70% e máscaras para moradores em Guaraqueçaba

125 litros de álcool produzidos na UFPR foram doados à comunidade de Guaraqueçaba Foto: UFPR Litoral)

Publicado

em

Município possui o menor IDH na região 

Durante esta semana, a Universidade Federal do Paraná – Litoral (UFPR Litoral) anunciou a doação de 125 litros de álcool 70% líquido e 60 máscaras de tecido para moradores em Guaraqueçaba. Os produtos foram produzidos por docentes, estudantes e técnicos da universidade. O município foi escolhido por ter o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na região, portanto possui cidadãos que precisam do apoio mais intenso do Poder Público para a prevenção e combate ao novo Coronavírus. 

“Além dos desafios de caráter econômico, as famílias da região e a prefeitura local precisam enfrentar a dificuldade de mobilidade. A UFPR Litoral atua no município em diferentes ações de ensino, pesquisa e extensão e neste momento de pandemia fortalece essa parceria”, informa a assessoria da universidade.

A diretora do Setor Litoral da UFPR, Elisiane Tiepolo, afirma que a universidade está cumprindo seu papel social neste momento de pandemia da Covid-19. “Temos pesquisadoras e pesquisadores que lutam pela ciência. Mostramos que sem a universidade pública estaríamos à mercê da doença e da morte promovidas por fake news e encaminhamentos sem base científica no combate da pandemia”, acrescenta.

Coletivo “Costurando Saúde”

Grupo é composto por docentes, técnicos, estudantes, familiares e membros da comunidade ligados à UFPR Litoral e já realizou doação de 60 máscaras (Foto: UFPR Litoral)

Após orientação do Ministério da Saúde (MS) para uso pela população de máscaras caseiras para prevenção à Covid-19, foi formado o coletivo “Costurando Saúde”, vinculado à UFPR Litoral. “O grupo é composto por docentes, técnicos, estudantes, familiares e membros da comunidade ligados à UFPR Litoral. As máscaras caseiras produzidas pelo coletivo serão doadas à comunidade. Na segunda-feira, 13, as primeiras 60 máscaras foram doadas para o município de Guaraqueçaba”, informa a assessoria. 

“A partir da vontade em ver todas e todos protegidos, cada máscara que fazemos leva em si a mensagem de que nos protegendo conseguimos proteger a todos. E também a mensagem de que se o vírus é contagioso, a solidariedade é contagiante”, afirma Elisiane Tiepolo, que além de diretora da UFPR Litoral é uma das costureiras voluntárias.

PET Saúde e fonte de renda para costureiras do litoral

“O projeto PET Saúde também está incentivando e apoiando costureiras que produzem máscaras caseiras nos municípios do litoral, com objetivo contribuir com a geração de renda. Os contatos para encomendas são esses: Antonina: (41) 98456-3003 (Monique); Pontal do Paraná: (41) 99999-2341 (Fernanda); Matinhos: (41) 99735-5882 (Aloise); Paranaguá (41) 98443-7735 (Vista seu cão – aceita troca por 1kg de alimento) e (41) 99684-2380 (Cleide, Vila Garcia”, informa a UFPR Litoral.

Com informações da UFPR Litoral