Coronavírus

Taxa de transmissão do vírus se mantém baixa em outubro no Paraná

Índice de contágio no Estado está em 0,95

Hospital Osvaldo Cruz faz coleta de amostras do covid-19 em sistema de draive-thru. Foto: Ari Dias/AEN.

Desde o dia 1.º de outubro deste ano, a taxa de transmissão (Rt) do novo Coronavírus no Paraná ficou abaixo de 1,0, projetando uma queda no número de casos confirmados da doença. Na última atualização dos dados divulgados na quarta-feira, 27, pelo sistema Loft.Science, que calcula o Rt médio de todos os Estados e do Brasil, com base em um algoritmo desenvolvido pela empresa, registrou um índice de contágio em 0,95.

Com esse índice, significa que 100 pessoas com Sars-Cov-2 contaminam, em média, 95 novas pessoas. Apenas o Estado de Goiás está com o contágio do vírus acelerado, ou seja, maior que 1,0. Os demais estados do Brasil seguem em queda.

Queda

De acordo com o sistema Loft.Science, o Rt indica quando o contágio pelo vírus está acelerado (maior que 1), estável (igual a 1) ou em remissão (menor que 1) – único cenário que aponta uma melhora na situação epidêmica. Quanto mais próximo de zero, menores as chances de contágio.

O Paraná está em remissão desde o início do mês, ou seja, em outubro a taxa de transmissão do novo Coronavírus não passou de 1,0. Nos dias 19 e 20 de outubro, o Estado registrou o menor índice de contágio (0,88). Desde então, o número aponta para uma tendência de redução da transmissão no Estado.

Casos

Na quarta-feira, 26, o Paraná apresentou mais 1.604 novos casos confirmados e 45 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo Coronavírus. No Estado, a média de idade dos pacientes que testaram positivo para a Covid-19 é de 39,04 anos.

Mortalidade

A taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 está em 36% no Estado, em dados divulgados até a quarta-feira, 27. A Secretaria Estadual de Saúde informou que a média de idade dos pacientes que morreram por consequência da Covid-19 é de 64,46 anos.

De acordo com a secretaria, os homens são maioria entre as pessoas que morreram pela doença, com 23.145 óbitos (58% das mortes).

Você também poderá gostar

Taxa de transmissão do vírus se mantém baixa em outubro no Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.