A Secretaria de Estado da Saúde promoveu, no fim de semana, um treinamento para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e equipes multiprofissionais que atuam em UTIs destinadas exclusivamente ao tratamento da Covid-19. A capacitação teve parceria com a Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná (Sotipa), Associação Médica do Paraná, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Enfermagem do Paraná e Associação Brasileira de Enfermagem – seção Paraná.
O treinamento começou pelo Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, com a participação de 10 profissionais que atuam nas áreas. O hospital tem uma estrutura montada exclusivamente para atendimento da Covid,-19 sendo uma das unidades de referência no Estado.
O tema do evento foi Capacitação sobre manejo de paciente com Síndorme Respiratória Aguda Grave por Covid-19 em leito de UTI, com abordagens sobre manejo de via aérea com sedação rápida, manejo de hemodinâmica, ventilação mecânica, droga vasoativa e sua indicação precoce, além do uso correto e descarte de equipamentos de proteção individual.
“Neste momento de pandemia, em que precisamos disseminar as informações, a participação em eventos como este é fundamental para a Sotipa. Nossa sociedade não medirá esforços para levar este treinamento para todo o Estado”, disse o presidente Rafael Deucher.
“A Secretaria vai replicar este treinamento para outros municípios de todas as regiões. Neste momento estamos somando esforços, principalmente, para fazer com que a informação circule de forma correta entre os profissionais e para que o usuário se sinta seguro ao precisar de um atendimento especializado em UTI”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
“Este é um projeto nobre, que visa a apoiar o profissional para que se sinta preparado diante das novidades que surgem diariamente do caso da Covid-19 e que assim possa obter o maior sucesso no tratamento ao paciente”, disse a coordenadora de Promoção à Saúde da Sesa, Carmen Moura, que acompanhou o treinamento em Paranaguá. “Os profissionais puderam tirar dúvidas e treinar técnicas específicas que trazem benefícios no tratamento e recuperação dos pacientes infectados pelo novo Coronavírus. É uma oportunidade que estamos oferecendo com benefícios para o profissional e também para o usuário do SUS”, acrescentou.
AMPLIAÇÃO
O treinamento será reproduzido para todas as unidades hospitalares do Estado que tenham leitos de UTI destinados para o atendimento de casos da Covid-19. “Replicaremos para todas as regiões, na forma presencial e também por meio de vídeo, considerando que a atualização e a informação fazem toda a diferença neste momento de pandemia”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.
Nos dias 7 e 8, as atividades serão para os profissionais de Campo Mourão e, na sequência, para outras regionais do Estado.
AEN