Após as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chegarem em solo paranaense, no fim da tarde de segunda-feira, 18, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, os imunizantes foram encaminhados ao Hospital do Trabalhador, onde acontece na noite desta segunda-feira, a vacinação dos primeiros profissionais de saúde.
A primeira pessoa a ser vacinada com a Coronavac no Estado do Paraná é a enfermeira Lucimar de Oliveira, de 44 anos, do Hospital do Trabalhador. Em entrevista à imprensa, em Curitiba, ela disse que é de Paranaguá, mas que trabalha em Curitiba há alguns anos. “Fiz faculdade de Enfermagem em Marília e quando terminei voltei para o meu Paraná. E aqui no Hospital do Trabalhador sempre fui bem acolhida”, explica.
Sobre a vacina, ela deixou um recado para que a população tenha esperança.
“Eu acredito muito na vacina. Não foi fácil para ninguém e principalmente para nós, da linha de frente, no combate ao Coronavírus. Não é porque tem a vacina que vamos deixar de fazer o que é correto. Vamos nos cuidar”, destaca.
Primeiras imunizações
As vacinas foram aplicadas ainda nesta segunda-feira em oito profissionais da área de saúde e da gestão hospitalar no Hospital do Trabalhador, em Curitiba, também como homenagem aos 74 anos da instituição. Ao todo serão vacinados hoje dois técnicos de enfermagem, um enfermeiro, um médico, um fisioterapeuta, um nutricionista, um fonoaudiólogo e um encarregado da higienização.
“Esta é uma data histórica! As vacinas estão chegando ao Paraná. Viva o SUS, viva o Paraná! Vamos vacinar os profissionais de saúde e vamos em frente”, afirmou o secretário estadual da saúde, Beto Preto.
O governador Carlos Massa Ratinho Júnior, na ocasião, disse que “é um dia histórico ao Paraná. “Nós estamos vencendo uma parte dessa guerra contra o Coronavírus e vamos começar a imunização com os profissionais de saúde”, destaca.
“Diante do tamanho do problema estamos conseguindo enfrentar essa pandemia com muito planejamento. Hoje é uma luz no fim do túnel. Viva o Brasil, viva o Paraná, viva a Ciência”, ressalta Ratinho Júnior.
Quem é a enfermeira Lucimar
Nascida em Paranaguá, a enfermeira faz atendimento a casos suspeitos de Covid-19 no pronto-socorro do Complexo Hospitalar do Trabalhador, em Curitiba. Ela foi contratada inicialmente como bolsista, em um dos primeiros reforços preparados pelo Governo do Estado para fazer frente à pandemia, ainda em março de 2020. Para Lucimar, a pandemia foi um grande aprendizado, tanto como profissional quanto humano.
“A gente começa a ver a vida com outros olhos. Está sendo uma experiência de aprendizado. Não é fácil ter que dar a notícia para um familiar, estamos aprendendo a ser mais empático com o próximo. Mas me considero feliz e grata”, enfatizou.
A paranaense atua há 22 anos na área da saúde, mas em 2020 tornou-se enfermeira oficialmente. O ano, que foi desafiante para todos, privou Lucimar de comemorar seu recém-conquistado diploma.
Com 44 anos, Lucimar também é mãe de dois filhos e teve que ter cuidado redobrado ao chegar em casa, para evitar a contaminação da família.
A enfermeira destacou a importância do distanciamento social, “a gente consegue parar e pensar que é para o nosso bem. Se a gente não fizer isso, a gente pode trazer a doença para um ente querido”, completou.
Fotos: Secretaria de Estado de Saúde
Leia também: Avião com as vacinas Coronavac chega ao Paraná