conecte-se conosco

Coronavírus

Prefeitura inaugura Hospital de Campanha em Paranaguá

Espaço funciona em anexo ao Hospital João Paulo II

Publicado

em

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, inaugurou na sexta-feira, 19, o hospital de campanha. O espaço funciona em anexo ao Hospital João Paulo II e foi equipado para atender pacientes com sintomas e diagnosticados com Covid-19.

O local conta com 10 leitos de enfermaria e monitor de sinais, o qual fornece dados vitais do paciente de forma precisa e rápida. Os equipamentos foram adquiridos por meio de recursos do município e com apoio de empresas portuárias.

O prefeito Marcelo Roque, ao fazer uso da palavra, destacou que os leitos foram ofertados pelos empresários da área portuária e o restante está sendo feito com recurso do próprio município. “Nós temos que ter essa prevenção e fazermos a retaguarda para descongestionar o HospitalRegional, que atende todos os municípios do litoral. Até então o posto da Serraria do Rocha era o centro de referência da Covid-19 e agora os atendimentos passam a ficar centralizados neste hospital, que foi construído pelo meu pai, quando foi prefeito. Agora estamos tendo a oportunidade de equipar ainda mais esse espaço que oferece várias especializações”, destacou.

O prefeito também deu os parabéns à equipe técnica da saúde. “São profissionais competentes e cada vez mais o município está fazendo a sua parte da melhor forma possível. Estamos vivendo uma pandemia que a cada dia faz mais vítimas, e os casos estão crescendo muito rápido, graças a Deus o número de óbitos se mantém”, observou.

Alerta

O chefe do Executivo também fez um alerta à população. “As pessoas têm que respeitar o uso de máscara e o distanciamento social. Temos também algumas restrições, uma delas é evitar de fazer festas em suas residências, e isso tem que ser cumprido pela população. Paranaguá ainda vive um momento crescente de casos no município. A gente faz comparação com outras cidades do mesmo porte e que estão com mais casos. Isso é fruto daquilo que nós fizemos desde o início das restrições no primeiro decreto, em 16 de março. Todo esse trabalho é feito em parceria com a população, só juntos podemos melhorar esse panorama”, finalizou. 

O diretor da 1.º Regional de Saúde, José abreu, ressaltou que o espaço é muito importante, pois vai permitir uma atuação em sintonia junto ao hospital regional. “Aqui é um espaço próprio para receber pacientes que tenham complicações mínimas ou até de risco intermediário de Covid-19. Sendo assim nós vamos construir um protocolo integrado do ponto de vista prático em extensão ao hospital regional do litoral no atendimento de pacientes de Covid-19 nesse momento da epidemia”, ressaltou. 

O vereador Tiago Kutz falou em nome da Câmara de Vereadores, quando destacou que os leitos da enfermaria dão um importante suporte ao Hospital Regional. “Somente os casos mais graves serão encaminhados para lá, dessa forma conseguimos não sobrecarregar os profissionais de saúde e as estruturas de atendimento em saúde. Esperamos que ninguém precise desse atendimento, mas se acontecer nós estaremos preparados”, apontou.

A secretária Municipal de Saúde, Ligia Regina Campos Cordeiro, enfatizou que o município tem atuado com eficiência no combate e prevenção de várias doenças, e atualmente a Covid-19 vem ganhando uma atenção especial, pois se trata de uma pandemia. “O hospital de campanha foi construído para oferecer esse tipo de atendimento à população. Até então os casos de diagnóstico e suspeita vinham sendo tratados na unidade de saúde da Serraria do Rocha. Se houver necessidade, os pacientes poderão ser atendidos aqui nos leitos clínicos. O hospital de campanha está pronto para atender pacientes com menor complexidade”, reforça.

Adicional de insalubridade

Na ocasião, o prefeito assinou o decreto determinando o pagamento do adicional de insalubridade no grau máximo aos servidores que exerciam suas atividades funcionais na linha de frente da Covid-19. Os profissionais atuam na Unidade do Pronto Atendimento (UPA) e agora também no Hospital de Campanha.

Presenças

Também foram chamadas à frente as seguintes autoridades: José Dougiva (presidente do Conselho Municipal de Saúde), Nilo Monteiro (vereador), João Cláudio Campos Pereira (diretor clínico do Samu) e Amanda Roque (primeira-dama e idealizadora do Projeto Patas do Bem).

Em alta

plugins premium WordPress