O município de Paranaguá recebeu do Ministério da Saúde, por meio de ofício do deputado federal, Felipe Francischini, quatro respiradores de transporte e outros quatro ventiladores pulmonares para suporte de vida em tratamento intensivo. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o município permanecerá com os quatro respiradores de transporte para utilização nas ambulâncias municipais e do Samu, além de um respirador para tratamento intensivo que permanecerá na UPA.
“Achamos por bem ceder ao Hospital Regional do Litoral (HRL) os outros três respiradores, pois aquela casa hospitalar é a referência para atendimento à Covid-19 no litoral. O município pode permanecer com o paciente de 12h a 24h enquanto aguarda uma vaga no HRL, ou mesmo se ocorrer essa necessidade por outro motivo. Os internamentos para atendimento intensivo ocorrem naquela casa hospitalar que conta com a estrutura preparada para isso”, observou a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro. Os equipamentos foram cedidos por meio de assinatura de Termo de Cessão de Uso.
![Prefeitura de Paranaguá cede três respiradores ao Hospital Regional 2 1sa m3pu 1594668318](https://folhadolitoral.com.br/wp-content/uploads/2020/07/1sa_m3pu_1594668318.jpg)
Ela explica que Paranaguá conta com o Centro de Referência de Atendimento Covid-19 (Hospital de Campanha) que auxilia a desafogar os atendimentos no HRL. “No local, além do atendimento ambulatorial com consultas e exames, contamos com leitos intermediários que auxiliam a desafogar o Hospital Regional. Com a entrega desses respiradores acreditamos que auxiliará o HRL em abrir mais leitos intensivos para atendimento da população neste momento de pandemia”, ressaltou Lígia.
O diretor da 1.ª Regional de Saúde, José Carlos Abreu, recebeu os equipamentos na manhã desta segunda-feira, 13.
“Agradecemos o município de Paranaguá pela iniciativa. São ações como essa de solidariedade e integração que possibilita que vençamos essa doença. Esses equipamentos vêm em boa hora e são um reforço ao HRL”, destacou Abreu.
O diretor conta que estão ampliando a oferta de leitos naquela casa hospitalar e os respiradores serão importantes nesse processo, além da contratação de profissionais e outras medidas necessárias.
Fonte: Prefeitura de Paranaguá