Connect with us

Coronavírus

Prefeitura de Paranaguá autoriza comércio a abrir aos fins de semana

Novo decreto foi publicado na quinta-feira, 6

Publicado

em

A Prefeitura de Paranaguá publicou, na quinta-feira, 6, o decreto n.º 2.112 com a atualização das medidas de prevenção à Covid-19. Desta vez, foi autorizada a abertura do comércio essencial aos domingos e as lojas de produtos e serviços não essenciais poderão funcionar aos sábados, das 9h às 17h. O shopping também poderá abrir aos sábados, das 12h às 20h.

“Os estabelecimentos essenciais poderão abrir aos domingos, devendo obrigatoriamente adotar todas as medias sanitárias constantes em todos os decretos municipais já expedidos. Os estabelecimentos comerciais (aqueles serviços que não são considerados essenciais), poderão exercer suas atividades de atendimento ao público, a partir de 7 de agosto de 2020, de segunda a sábado, das 9h às 17h”, descreve a Prefeitura no documento.

Regras

Para a abertura, os estabelecimentos devem seguir algumas regras como: fornecer máscaras para funcionários e álcool em gel ou álcool 70% (setenta por cento); fornecer álcool em gel ou álcool 70% (setenta por cento) e/ou pia adaptada com água e sabão para clientes (ao entrar no estabelecimento e nos caixas); controlar a lotação de uma pessoa a cada quatro metros quadrados na área de vendas do estabelecimento, considerando o número de funcionários e clientes; manter os sanitários constantemente higienizados e dispor de sabonete líquido, papel toalha e lixeiras; definir escalas para os funcionários, quando possível; entre outras.

Além disso, a prefeitura ainda exige que o comércio adote o monitoramento diário de sinais e sintomas dos colaboradores, afastando-os, imediatamente, na hipótese de ser constatado qualquer sintoma de Covid-19; e organize eventuais filas externas de clientes com distanciamento de dois metros.

“As empresas deverão preencher e assinar Declaração de Ciência e Responsabilidade, conforme modelo constante do Anexo II deste Decreto, e afixá-la em local de ampla visibilidade dentro de seu estabelecimento”, informou a prefeitura.

Eventos religiosos

Os eventos religiosos presenciais, cultos e missas, que poderiam ser realizados somente de segunda à sexta-feira, agora poderão ocorrer de sexta-feira a domingo. De segunda à quinta-feira, permanecem as celebrações apenas de forma virtual. 

Aeroparque

O Aeroparque e a pista de caminhada do Jardim Samambaia poderão ter público somente para a prática esportiva, de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h. O uso de máscaras é obrigatório. A prefeitura destaca que as demais atividades, como as de recreação comumente realizadas aos fins de semana, estão proibidas para evitar aglomerações.

Confira o Decreto n.º 2112 na íntegra: