Coronavírus

Parnanguaras relatam a importância de receber a vacina bivalente contra a Covid-19

É necessário um intervalo de quatro meses entre a última dose e a bivalente

Paranaguá iniciou no dia 27 de abril, a imunização contra a Covid-19 com a vacina bivalente para pessoas acima dos 18 anos de idade. A ação é realizada pela Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde, e é necessário que a pessoa tenha recebido ao menos duas doses da monovalente e um intervalo de quatro meses entre a última dose e a bivalente.

Ao longo do dia, as pessoas buscam os locais de vacinação para colocarem em dia o esquema vacinal, tendo em vista que o diferencial da vacina bivalente é que a dose, além de prevenir da cepa original do vírus da Covid-19, oferece proteção contra a variante ômicron e suas subvariantes.

0jpk yih

Carlos Alberto Teodoro, de 57 anos, trabalha na Construção Civil em Paranaguá e aproveitou para tomar duas vacinas: a da gripe e a da Covid-19. “Eu vim tomar vacina para se prevenir, pois eu estou vendo que está tendo vários casos de gripe e Covid-19 no povo e, então, é procurar se imunizar mais, até por conta da idade e do trabalho. A maioria dos meus colegas de serviço já tomaram e outros ainda vão receber a vacina. Com essas duas vacinas eu me sinto bem seguro e as outras pessoas se conscientizem e venham tomar a vacina, porque ajuda muito. Se a gente pegar gripe ou Covid-19 não será tão forte devido à vacina, estaremos mais seguros. Procurem o posto de saúde e venham tomar vacina”, relatou.

Em Paranaguá, a vacina é aplicada na sala de atendimento no Terminal Urbano, na região central, e na Unidade Básica de Saúde Caic, no bairro Nilson Neves, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar para o almoço.

Ricardo Fernando Barbosa, de 43 anos, recebeu a vacina bivalente na tarde de quarta-feira, 3, no Terminal Urbano. “Estou me sentindo bem. Se tiver outras doses da vacina eu vou voltar e tomar. Se não tem vacina, o povo reclama e quando tem não querem tomar. Graças a Deus não peguei Covid-19, mas tem gente da minha família que pegou e foi uma situação que presenciei de perto. Eu recomendo a vacina, é de graça e é para o teu bem”, disse.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda a aplicação da dose de reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19 para todas as pessoas acima de 18 anos. A orientação segue a nova normativa do Programa Nacional de Imunizações (PNI), oficializada pelo Ministério da Saúde, por meio da Nota Técnica n.º 30/2023 da Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização (CGICI).

Segundo o documento, “a recomendação se aplica a todas as pessoas acima de 18 anos que tenham recebido pelo menos duas doses do esquema primário e considera a disponibilidade de vacinas bivalentes e a necessidade de atualização de resposta imunológica da população para as novas variantes da doença”, ressaltou a Sesa. 

99pzac8

Claudio Alves Freire, de 63 anos, recebeu a vacina bivalente e contou que agora está ainda mais protegido do vírus. “Já me sentia protegido e agora muito mais, porque as anteriores que eu tomei não tive reação nenhuma, e estou mais tranquilo e sossegado para o meu dia de trabalho. Há cerca de dois meses eu e minha esposa pegamos Covid-19 e tivemos sintomas leves. Eu recomendo a vacina, é uma segurança, as pessoas então que venham tomar, não tenham medo, para garantir a sua segurança natural para poder sair de casa, se sentir mais à vontade diante dos outros”, comentou.

Pessoas que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses monovalentes incompletos, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas de Covid-19 monovalentes. A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global.

Você também poderá gostar

Parnanguaras relatam a importância de receber a vacina bivalente contra a Covid-19

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Parnanguaras relatam a importância de receber a vacina bivalente contra a Covid-19

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como Microempreendedor Individual (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.