conecte-se conosco

Coronavírus

Paranaguá realiza mutirão para aplicação da segunda dose contra a Covid-19

Campanha “Hora da Segunda Dose” será das 8h às 18h no fim de semana

Publicado

em

Para agilizar a imunização completa às pessoas com prazo para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no sábado, 10, e domingo, 11, das 8 às 18h, a campanha “Hora da Segunda Dose”.

Todos aqueles que receberam a primeira dose e já estão no prazo para receber a segunda, poderão se dirigir à Estação Ferroviária para completar o esquema vacinal contra a Covid-19. O local fica na Avenida Maximiano da Fonseca, no Centro de Paranaguá.

O retorno é importante para a imunização mais completa contra a doença. “Aqueles em que a data informada na carteira de vacinação já passou, também devem vir receber a segunda dose. O importante é completar o ciclo para uma imunização mais eficaz. A segunda dose é tão necessária quanto a primeira”, reforça a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Além do documento de vacina recebido no momento da aplicação da primeira dose e que traz a data de retorno, a Prefeitura de Paranaguá lançou um cronograma com os dias indicados para auxiliar a população.

Com exceção da Janssen, que é em aplicação única, cada vacina traz um intervalo entre a primeira e a segunda dose. “Como o espaço é flexível pode ocorrer da data indicada na carteirinha ser uma e no cronograma outra, contudo, ambos os prazos estão corretos e dentro desse período indicado pelo fabricante da vacina”, explica a secretária. Até a tarde de sexta-feira, 15.012 receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Paranaguá.

Vacinômetro

O Portal “Paranaguá Imunizada”, da Prefeitura de Paranaguá, divulga os dados da vacinação contra a Covid-19 na cidade, de acordo com a faixa etária e os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde (MS). O “vacinômetro” do município é atualizado periodicamente de acordo com as doses de vacinas disponíveis e também com o fluxo de parnanguaras que buscam o local de vacinação para receber a imunização.

Analisando o número de pessoas vacinadas com a segunda dose na cidade, até agora foram 15.012 pessoas que concluíram o ciclo vacinal, sendo que 87.737 cidadãos receberam a primeira dose. Parte da diferença no número entre primeira e segunda doses aplicadas se dá pelo intervalo de tempo entre doses recomendado pelas fabricantes. A CoronaVac, fabricada pela Sinovac e Instituto Butantan, requer 21 dias de intervalo, e a Covishield, da Universidade de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz, três meses, assim como a Pfizer/BioNTech que tem um intervalo de três meses entre a primeira e segunda dose.

“Equipes têm entrado em contato com esses cidadãos para que venham se imunizar. É preciso que o esquema esteja completo para uma imunização eficaz contra a Covid-19”, salienta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Fotos: Divulgação / Prefeitura de Paranaguá

Em alta

plugins premium WordPress