conecte-se conosco

Coronavírus

Cronograma para aplicação da segunda dose da vacina é divulgado em Paranaguá

Prefeitura reforça importância da imunização completa e sana dúvidas

Publicado

em

A Prefeitura de Paranaguá divulgou um cronograma de datas para aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 na população que já tomou a dose inicial do imunizante. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é estimular que os cidadãos realizem a imunização completa com as vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer, que exigem a aplicação das duas doses em tempos diferenciados. Até agora, apenas um imunizante aplicado em Paranaguá, da Janssen, imuniza com apenas uma dose. 

“Para uma imunização mais eficaz contra a Covid-19, é preciso completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina. Com exceção da Janssen, os imunizantes CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca são aplicados em duas doses. Para facilitar para a população que já recebeu a primeira dose do imunizante, a equipe que atua na Estação Ferroviária, local de vacinação contra a Covid-19, confeccionou um calendário com datas de retorno para a segunda dose da vacina”, afirma o município, que afirma que a vacinação ocorre na Estação Ferroviária, das 8h às 18h.

Segundo a pasta de Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a aplicação das segundas doses não parou em Paranaguá, sendo que elas estão disponíveis para a população que já recebeu a primeira dose e está no prazo para aplicação da segunda. “Todas as pessoas recebem no ato da vacina (primeira dose), um documento de vacinação informando a data de retorno para completar o esquema vacinal. O cronograma é realizado para auxiliar as pessoas e reforçar a necessidade do retorno”, salienta.

Data da segunda dose do cronograma ou do comprovante de vacinação?

As datas para aplicação da segunda dose em cada pessoa podem estar diferentes no cronograma do município e o que foi anotado na carteirinha ou comprovante da primeira dose da vacinação. Sobre isso, a Prefeitura de Paranaguá orienta que as duas datas estão dentro do prazo para imunização completa. “O cronograma traz uma data dentro do período de intervalo indicado, isso não significa que o apresentado no documento de vacinação esteja errado. Ambos estão dentro do prazo. O cidadão pode ir na data do cronograma ou da indicação na carteirinha seguindo o que for mais acessível para ele”, informa.

Importância da segunda dose

“Com exceção da Janssen, que é indicada em dose única, as demais vacinas, AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer são aplicadas em duas doses. Completar o esquema vacinal é completar a imunização. Não se trata de um reforço e sim da continuidade da imunização. Reforçamos a todos que não deixem de tomar a segunda dose. Ela é tão fundamental quanto a primeira”, afirma a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Confira os prazos do cronograma para aplicação da segunda dose:

Vacina Pfizer

Primeira dose em 11de junho – retorno 1.º/07

Primeira dose em 12 de junho – retorno 13, 14 e 15 de setembro

Primeira dose de 13 a 18 de junho – retorno 16 e 17 de setembro

Primeira dose de 19 a 22 de junho – retorno 20 e 21 de setembro

Vacina AstraZeneca

Primeira dose de 16 a 20 de abril – retorno 14, 15 e 16 de julho

Primeira dose de 22 a 27 de abril – retorno 22 e 23 de julho

Primeira dose de 28 de abril a 03 de maio – retorno 29 e 30 de julho

Primeira dose de 04 a 10 de maio – retorno 09 e 10 de agosto

Primeira dose de 11 a 17 de maio – retorno 11, 12 e 13 de agosto

Primeira dose de 18 a 27 de maio – retorno 23 e 24 de agosto

Primeira dose de 28 a 30 de maio – 30 de agosto a 03 de setembro

Primeira dose de 31 de maio a 05 de junho – retorno 06 a 10 de setembro

Primeira dose de 07 a 11 de junho – retorno 06 a 10 de setembro

Primeira dose de 12 a 14 de junho – retorno 06 a 10 de setembro

Primeira dose de 15 a 21 de junho – retorno 06 a 10 de setembro

Vacina CoronaVac

Primeira dose em 17 de junho – retorno 14, 15 e 16 de junho.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá/Secom

Foto: Prefeitura de Paranaguá