conecte-se conosco

Coronavírus

Paranaguá prossegue com vacinação contra a Covid-19 de segunda a sábado

Além da imunização na Estação Ferroviária, caravana “Xô Covid” segue vacinando nos bairros

Publicado

em

Na segunda-feira, 19, a Prefeitura de Paranaguá, através das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Comunicação (Secom), divulgou a programação da vacinação contra a Covid-19 no município. Além da aplicação da primeira dose em pessoas com 18 anos ou mais, as equipes prosseguem com a imunização da segunda dose da AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer, bem como na vacinação com a dose de reforço em idosos e imunocomprometidos. O município destaca que as vacinas estão sendo aplicadas na Estação Ferroviária de segunda-feira a sábado, bem como pela caravana “Xô Covid”, que está percorrendo os bairros de Paranaguá. 

“Após o início da vacinação é perceptível a queda no número de agravos e óbitos em virtude da Covid-19, mas a pandemia ainda não acabou e precisamos que todos completem o calendário vacinal. Paranaguá tem realizado todos os esforços mantendo equipes na Estação e com a vacinação itinerante para que a população seja imunizada contra essa doença que causou tantas mortes em todo o mundo. Por isso, reforçamos que aqueles que já podem receber a vacina, venham. A vacina é a forma mais eficaz de combater a Covid-19″, afirma o prefeito Marcelo Roque. 

Programação

“A vacinação na Estação Ferroviária ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados das 9h às 17h. A ação Caravana da Vacina Xô Covid continua”, explica a Secom. Segundo a assessoria, a vacinação itinerante esteve no bairro Serraria do Rocha na terça-feira, 19, e prosseguirá na quarta-feira, 20, para o Parque Agari, no Meu Campinho nas proximidades do Corpo de Bombeiros.

Na quinta-feira, 21, a caravana estará na Escola Municipal Presidente Costa e Silva imunizando a população do Bairro Industrial, Vila Alboit e Rocio. Na próxima segunda-feira, 25, a vacinação descentralizada ocorrerá na Ilha dos Valadares, na Praça Ciro Abalem, e na terça-feira, 26, será a vez da localidade do Labra, nas proximidades do campo de futebol. O atendimento ocorre das 9h às 16h.

Primeira e segunda dose

“Após o início da vacinação é perceptível a queda no número de agravos e óbitos em virtude da Covid-19, mas a pandemia ainda não acabou e precisamos que todos completem o calendário vacinal”, afirma o prefeito Marcelo Roque

De acordo com o município, a previsão é de aplicação da primeira dose apenas para pessoas com 18 anos ou mais atualmente. “Por faixa etária, os adolescentes de 12 a 17 anos precisam aguardar a chegada de doses pelo Ministério da Saúde (MS) voltadas a esse público”, explica. Na segunda-feira, 18, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou que nesta terça-feira, 19, deve chegar mais um lote enviado pelo MS com mais de 228 mil vacinas da Pfizer para vacinação de adolescentes em todo o Estado. Após separação no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), as vacinas deverão ser encaminhadas a Paranaguá  e o litoral, retomando a imunização deste público nos próximos dias.

Com relação à aplicação da segunda dose do imunizante contra o Coronavírus, a Prefeitura explica que ela prossegue ocorrendo na Estação Ferroviária e na Caravana da Vacina. Pessoas que se vacinaram com a AstraZeneca e possuem retorno até 31 de outubro podem se vacinar, bem como cidadãos que se imunizar com a Pfizer e possuem a dose adicional agendada para até 12 de novembro. O complemento do esquema vacinal da CoronaVac ocorre no retorno indicado no comprovante de imunização da primeira dose. 

Terceira dose

De acordo com o município, a dose de reforço contra a Covid-19 segue sendo aplicada em Paranaguá em “pessoas com 60 anos ou mais e profissionais de saúde com intervalo de seis meses após a segunda dose e para imunocomprometidos com intervalo de 28 dias após a aplicação da segunda dose”, finaliza.

plugins premium WordPress