Coronavírus

Paranaguá ocupa 1.º lugar em desempenho de vacinação entre as cidades com mais de cem mil habitantes

Município aparece com 94,54% das vacinas recebidas já realizadas

vziqgefn 1621283055

O Tribunal de Contas do Paraná está cobrando dos 399 municípios do Estado a atualização tempestiva dos dados da vacinação contra a Covid-19 no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (Novo SI-PNI), operado pelo Ministério da Saúde. Levantamento realizado pelo TCE-PR em parceria com a Superintendência da Controladoria-Geral da União (CGU) no Paraná identificou defasagem na alimentação do sistema, contrariando a Lei n.º 14.124/21.

O levantamento da CGU no Paraná considerou as doses aplicadas até o dia 28 de abril. Naquele momento, de acordo com informações repassadas pelas prefeituras ao SI-PNI, o percentual médio de aplicação era de 75% das doses recebidas pelos municípios – abaixo do índice de 85% considerado bom pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Grande número de municípios paranaenses estava abaixo de 60% no índice de aplicação da vacina, desempenho considerado insuficiente. O espectro de variação se estendia de 12,2% a 104,5%. Essa última situação, em que o número de imunizados supostamente ultrapassou a quantidade de doses recebidas, comprova claramente uma situação de discrepância entre a aplicação de vacinas e o registro dos dados.

Na lista, Paranaguá alcançou alimentação positiva e atualizada com 94,54% das vacinas recebidas já realizadas. Como os números também representam a aplicação com segunda dose, uma porcentagem ainda estava sendo utilizada no período. Faltando pouco mais de 5% para totalizar os 100% das doses recebidas.

“Paranaguá tem sido modelo em vacinação com uma estrutura preparada especialmente para esse serviço, além de contar com um grande número de profissionais agilizando o trabalho e diminuindo o tempo de espera das pessoas que buscam o espaço. Em paralelo, temos todo o cuidado e seriedade na conferência e controle de lotes, público alvo indicado e a alimentação das informações no sistema do Ministério da Saúde gerando ainda mais transparência na informação”, salienta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Paranaguá apresentou melhores resultados na atualização também se comparado a municípios com maior ou semelhante número populacional. É o caso de Apucarana que no período avaliado pelo CGU apresentava registro de 12,12% das doses recebidas/aplicadas. Paranaguá também ficou à frente na atualização de dados se comparada com Toledo (78,23%), Curitiba (87,26%), Pinhais (88,74%), entre outras.

Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá

Você também poderá gostar

Paranaguá ocupa 1.º lugar em desempenho de vacinação entre as cidades com mais de cem mil habitantes

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.