conecte-se conosco

Coronavírus

Novo decreto em Matinhos permite funcionamento de bares e restaurantes das 10h às 22h

Município avançou na vacinação contra a Covid-19 para pessoas acima de 35 anos

Publicado

em

Na segunda-feira, 5, a Prefeitura de Matinhos divulgou um novo decreto adotado no município com o intuito de evitar a proliferação da Covid-19. O documento acata integralmente o Decreto Estadual n.º 8.042, que trouxe mudanças nas medidas restritivas à pandemia em todo o Paraná, como a alteração do horário do toque de recolher para das 23h às 5h, bem como autorização de eventos com até 50 pessoas, respeitando as medidas preventivas. 

“Foram publicadas pela Prefeitura de Matinhos as novas medidas que serão adotadas na cidade diante do atual cenário da pandemia da Covid-19. Editado em 1.º de julho, o decreto municipal n.º 584, acata todas as medidas que constam no decreto estadual n.º 8.042, de 30 de junho”, detalha o município.

Segundo as novas determinações, bares, restaurantes e lanchonetes poderão funcionar das 10 horas às 22 horas, com limitação da capacidade em 50%, permitindo-se o funcionamento durante 24 horas apenas pela modalidade delivery. “As medidas restritivas poderão ser revistas, de acordo com os dados técnicos e científicos apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde. A Prefeitura informa que o não-cumprimento das medidas renderão sanções previstas no decreto municipal n.º 313, publicado em 19 de março”, detalha.

Vacinação 

A Prefeitura de Matinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que nesta segunda-feira, 5, avançou novamente os grupos por faixa etária para imunização contra a Covid-19. Às 13h30 começaram a ser vacinadas “pessoas acima de 35 anos que porventura ainda não receberam a primeira dose da vacina, e que possuam domicílio eleitoral na cidade de Matinhos ou tenham a declaração de cadastrados pela equipe da secretaria”, complementa.

“As vacinas serão aplicadas tanto no sistema Drive-Thru quanto para pessoas sem veículo, na Arena Vicente Gurski. As pessoas que fizeram o cadastro para receber o imunizante nas Unidades Básicas, deverão aguardar o contato do Enfermeiro Chefe da Unidade para agendamento da aplicação da primeira dose. Quem tiver dificuldade de locomoção e deseja receber a primeira dose da vacina na Unidade Básica de Saúde (UBS), deve fazer o cadastro junto à Unidade mais próxima de onde mora”, informa a Secretaria de Saúde.

Imunizantes estão sendo aplicados tanto na Arena Vicente Gurski (Foto: Arquivo – Prefeitura de Matinhos)

Segundo o município, algumas linhas telefônicas das unidades de saúde estão em manutenção, algo que pode ocasionar dificuldade na comunicação. “A equipe técnica está trabalhando para disponibilizar contas de WhatsApp para cada uma das UBS”, esclarece.

“A segunda dose continua sendo aplicada normalmente, das 09:00 às 17:00 horas. Confira na carteira de vacinação a data prevista para o recebimento da segunda dose, e procure o mesmo local onde foi aplicada a primeira dose pra receber a segunda. Não deixe de receber a segunda dose, pois ela é fundamental para um índice eficaz de imunidade.  A vacina contra a gripe também está disponível em todas as unidades de saúde para todas as pessoas acima de seis meses de idade”, informa. 

“Enquanto aguardamos a imunização de 100% da população, não descuide dos protocolos sanitários na higienização constante das mãos, no uso do álcool em gel, no distanciamento social, e principalmente, no uso correto da máscara o tempo todo.  Para dúvidas envie uma mensagem pelo WhatsApp diretamente para (41) 3971-6032 / 3971-6131”, finaliza a Prefeitura de Matinhos.

Confira aqui o telefone da Unidade de Saúde mais próxima da sua casa em Matinhos: 

UBS Perequê – 3971-6127

UBS Tabuleiro – 3971-6123 

UBS Caiobá- 3971-6122

UBS Riviera- 3971-6029

UBS Sertãozinho – 3971-6150

UBS Vila Nova – 3453-0645

UBS Centro – 3971-6028 

UBS Mangue Seco – 3971-6129

Com informações da Prefeitura de Matinhos

Foto: Prefeitura de Matinhos

Em alta

plugins premium WordPress