Coronavírus
Matinhos inicia aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19
Município expandiu vacinação de bebês contra o Coronavírus para mais unidades
Na terça-feira, 28, a Prefeitura de Matinhos, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou em 2023 a campanha de vacinação contra a Covid-19 com aplicação das doses bivalentes da Pfizer em grupos prioritários. Além disso, o município expandiu para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), com exceção da UBS Vila Nova, a imunização de bebês de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, algo que está sendo feito com doses do imunizante Pfizer Baby, específico para este público.
Com relação à imunização com as doses bivalentes, “a Secretaria da Saúde informa que a vacinação ocorrerá por fases, de forma escalonada”, detalha. “Neste primeiro momento, os públicos-alvo são os grupos prioritários, que receberão a vacina Pfizer bivalente – que protege também contra a Ômicron. Na 1.ª fase, serão vacinadas pessoas de 70 anos ou mais, além de pessoas de 12 anos ou mais, que estejam vivendo em instituições de longa permanência, imunocomprometidos ou com imunossupressão, e indígenas”, reforça.
“Recebem a vacina de reforço bivalente somente quem tomou as duas primeiras doses (1.ª e 2.ª do esquema primário, ou mais doses), com intervalo mínimo de quatro meses da última dose recebida – o recebimento das doses do esquema primário tem que estar registrado na carteirinha. Já os grupos prioritários que receberam apenas uma dose ou nenhuma deverão ser vacinados ainda com a dose monovalente, assim completando as duas primeiras doses iniciais”, explica a assessoria.
Outras fases
A segunda fase da vacinação bivalente iniciará em 6 de março em Matinhos. “Nela, serão imunizadas pessoas de 60 anos e mais de idade. Na 3.ª fase, que começa em 20 de março, a vacinação é destinada às gestantes e puérperas. A 4.ª fase começa em 17 de abril, para trabalhadores da área da saúde. No mesmo dia, tem início a 5.ª fase, para pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), população privada de liberdade (a partir de 18 anos), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade”, completa a prefeitura.
Vacinação com doses monovalentes
De acordo com a pasta, a população com seis meses a 59 anos de idade deve prosseguir também com a vacinação contra a Covid-19 com as doses monovalentes no que tange ao início ou complemento do esquema vacinal (primeira e segunda dose).
Documentação
“Quem for se imunizar deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, levando a carteirinha de vacinação, CPF, Cartão SUS. Se for menor de idade, deve levar também a certidão de nascimento. Quem quiser ter maiores informações pode entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelo WhatsApp. O número é o (41) 3971-6131”, informa a prefeitura.
Vacinação de bebês
Segundo a Secretaria de Saúde, a vacinação contra a Covid-19 para bebês continua em Matinhos. “A partir desta segunda-feira, 27, a imunização passou a acontecer em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade, com exceção da UBS Vila Nova. Na última semana, a vacinação foi feita nas UBS’s do Riviera e do Sertãozinho. De acordo com a Secretaria da Saúde, foram aplicadas 20 doses da vacina Pfizer Baby no Riviera. Já no Sertãozinho, o total de doses aplicadas chegou a 21. Nessas duas unidades, a imunização também prossegue”, detalha.
“A pasta da Saúde lembra que a vacinação irá continuar pelo período em que durarem os estoques de doses. A imunização é destinada a crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias”, finaliza a Prefeitura de Matinhos.
Com informações da Prefeitura de Matinhos
-
Direito & Justiça 5 dias atrás
Caso Isabelly: julgamento de acusado de matar youtuber começou nesta terça-feira, 3
-
Eleições 2024 6 dias atrás
Adriano Ramos apresenta propostas de campanha em série de entrevistas da Folha do Litoral News
-
Eleições 2024 5 dias atrás
André Pioli apresenta propostas de campanha em série de entrevistas da Folha do Litoral News