conecte-se conosco

Coronavírus

Matinhos ampliará testagem da Covid-19 em parceria com a UFPR

Universidade realiza validação de teste e pesquisa de soroprevalência

Publicado

em

A Prefeitura de Matinhos anunciou que realizará junto à população testes de detecção do Coronavírus, algo que está sendo feito em parceria com a Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral (UFPR Litoral). O teste, que é desenvolvido pela universidade, serve para detecção de infecções prévias da Covid-19. Com isso, o município poderá analisar o cenário da pandemia no município, podendo traçar ações de enfrentamento e monitoramento da doença.

“A ação é consequência da parceria entre a Universidade Federal do Paraná – setor Litoral e a Prefeitura de Matinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O teste é indicado para detectar infecções prévias da doença”, informa a assessoria.

Segundo a assessoria do município, as pessoas podem se cadastrar para serem voluntárias em Matinhos com relação à  pesquisa de soroprevalência do Coronavírus que já vem sendo realizado pela UFPR Litoral. “O atendimento é feito por agendamento na internet, clicando no link  http://200.17.236.32/covid19/“, destaca. “Quem for interessado em participar deve ler o termo de consentimento e livre esclarecimento. Em seguida, é necessário preencher o formulário e aguardar contato via e-mail ou telefone para agendamento da coleta”, complementa a prefeitura.

As vagas são limitadas neste primeiro momento. “A Secretaria da Saúde informa que vem trabalhando para que a parceria seja ampliada, buscando a testagem em massa para a população. De acordo com a pasta, o teste em massa proporciona mais segurança a todos os moradores de Matinhos”, ressalta o município.

Teste não é indicado para sintomáticos na fase aguda 

Segundo a UFPR Litoral, o cadastro de voluntários para pesquisa de prevalência não é indicado para pessoas sintomáticas na fase aguda da Covid-19. “Um resultado negativo não indica que a pessoa não seja portadora ativa do novo Coronavírus. Um resultado positivo não indica que a pessoa esteja protegida de novas infecções. Portanto, independente do resultado do teste, as medidas de prevenção distanciamento social devem ser mantidas. Pessoas interessadas em participar devem ler o termo de consentimento e livre esclarecimento. Em seguida, preencha o formulário abaixo e aguarde contato via email ou telefônico para agendamento para coleta”, finaliza a universidade.

Com informações da Prefeitura de Matinhos e UFPR Litoral

Foto: UFPR