A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá reforça que é importante que as pessoas fiquem atentas à carteira de vacinação para saber se chegou o momento de receber o reforço (2.ª dose) do imunizante contra a Covid-19.
Completar o esquema vacinal é importante para a eficácia da vacina contra a Covid-19, a recomendação é dos laboratórios fabricantes, que pedem que o cidadão que recebeu a primeira dose, aguarde o intervalo indicado e para receber a segunda dose da vacina.
Em Paranaguá, até às 15h de segunda-feira, 19, já tinham recebido a segunda dose, 8.042 pessoas.
Foram vacinadas até o momento, 16.918 pessoas com a primeira dose. Todas que receberam a primeira etapa da imunização deverão receber o reforço.
Intervalo
A CoronaVac tem intervalo de duas a quatro semanas, já a AstraZeneca, o intervalo é de aproximadamente 90 dias.
“ A segunda dose é de extrema importância. Todas as pessoas, ao receber a primeira dose, saem da Estação Ferroviária com uma certeira/documento de vacinação indicando o dia de retorno para receber a segunda dose do imunizante. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde realiza cronogramas de retorno para auxiliar aqueles que se vacinaram a não se “perderem” no prazo. Os cronogramas são amplamente divulgados pela Prefeitura de Paranaguá. Completar o esquema vacinal gera uma garantia melhor de imunização contra a Covid-19”, destaca a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro enfatizando que a população deve ficar atenta a data de retorno para receber o reforço do imunizante.
Aos que buscarem pela segunda dose, é necessário que o cidadão se dirija ao espaço portando o documento original com foto e carteira de vacinação.
Já para quem vai se vacinar pela primeira vez, dirija-se ao espaço com documento original com foto, comprovante de residência, CPF e Cartão SUS para agilizar o cadastro no momento da vacinação.
Doses de Solidariedade
A Campanha “Doses de solidariedade” visa arrecadar alimentos para pessoas em vulnerabilidade social residentes no município. E ocorre nos dias de vacinação contra a Covid-19 na Estação Ferroviária.
As pessoas que buscarem o local para receber a imunização poderão, se assim quiserem, doar um quilo de alimento. A doação não é obrigatória, ficando a critério do morador.
Foto: arquivo