conecte-se conosco

Coronavírus

Litoral receberá vacinas para primeira e segunda dose contra a Covid-19 nesta semana

Paraná receberá ao todo mais de 649 mil doses. 233 mil já chegaram ao Estado

Publicado

em

Na segunda-feira, 26, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), informou que nesta semana o Paraná receberá uma nova remessa com mais de 649 mil doses das vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer, para aplicação da primeira e segunda dose nos paranaenses. Após recebimento no Aeroporto Afonso Pena e repasses ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), os imunizantes serão encaminhados às 22 regionais de Saúde, incluindo a 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) de Paranaguá, responsável pela distribuição nos sete municípios litorâneos. 

O primeiro recebido na terça-feira, 27, foi de 170 mil imunizantes da CoronaVac (Instituto Butantan/Sinovac) e 63 mil doses da Covishield, da AstraZeneca – parte integrante do lote encaminhado ao País pelo consórcio Covax Facility. Após isso, o conjunto será complementado com mais de 298.250 imunizantes, também da AstraZeneca, enviadas diretamente pelo Governo Federal. Após isso, mais  118.170 vacinas da vacina Comirnaty, produzida pela Pfizer/BioNTech, devem chegar na quarta-feira, 28, no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

“De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, o lote inclui cerca de 130 mil doses para a primeira aplicação, o que deve garantir o avanço da campanha de imunização por idade no Estado. As demais são destinadas a grupos prioritários imunizados no primeiro semestre, com a conclusão do ciclo vacinal”, explica a Sesa.

Segundo a pasta, assim que todas as doses chegarem ao Paraná, elas serão recebidas e separadas pela Sesa, no Cemepar, com distribuição posterior às 22 regionais de Saúde do Paraná. A 1.ª RS de Paranaguá, pela proximidade com Curitiba, receberá os imunizantes por transporte rodoviário. “O objetivo da Sesa é aplicar pelo menos a primeira dose em 80% da população com mais de 18 anos no Paraná até o final de agosto. O restante da população adulta será imunizado até o final de setembro”, complementa.

A pasta afirma que o repasse das doses será feito ao litoral e a todas as regiões do Estado “o mais breve possível”. “No entanto, o Ministério da Saúde ainda não repassou o Informe Técnico sobre essa remessa. O documento é essencial para orientar a imunização com essas doses e serve para balizar a entrega às cidades”, detalha.

“Até agora, o Estado recebeu 9.021.950 vacinas do Ministério da Saúde, que já distribuiu cerca de 164,5 milhões de doses aos 26 estados e ao Distrito Federal. O Paraná é o quinto estado que mais vacinou, com 7.643.388 doses já aplicadas. Até o momento, 5.859.781 paranaenses já receberam ao menos uma dose do imunizante, 67,2% da população adulta do Estado”, finaliza a Sesa.

Com informações da Sesa/AEN

Foto: Gilson Abreu/AEN

Em alta

plugins premium WordPress