conecte-se conosco

Coronavírus

Litoral receberá mais vacinas pediátricas contra a Covid-19 nesta semana

Mais 241,2 mil doses pediátricas da Pfizer e CoronaVac serão enviadas ao Paraná pelo MS

Publicado

em

Foto: Sesa

Nos próximos dias a 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) de Paranaguá, que representa os sete municípios do litoral paranaense, receberá da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mais um lote de vacinas pediátricas contra a Covid-19. Isso ocorrerá devido ao repasse pelo Ministério da Saúde (MS) de mais 241.200 imunizantes para vacinação de crianças de 5 a 11 anos em todo o Paraná. 

Entre o lote enviado ao Paraná, 72 mil vacinas pediátricas são da Pfizer/BioNTech e 169.200 CoronaVac. “A remessa faz parte da 89ª pauta de distribuição do Governo Federal e será enviada por via aérea e terrestre”, detalha.

As vacinas infantis da Pfizer chegaram ao Paraná na sexta-feira, 18, às 23h10, no voo LA-4736, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Elas foram enviadas ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), responsável pelo armazenamento das doses, que deverão ser destruídas “nos próximos dias às Regionais de Saúde”, detalha. Das 169.200 vacinas da CoronaVac que devem chegar ao Paraná, 78.280 são para primeira dose (D1) e 90.920 para segunda dose (D2) do público infantil. 

40% do público infantil do Paraná vacinado

Segundo a Sesa, esta é a sexta pauta de distribuição de vacinas exclusivas para crianças. “A vacinação infantil iniciou há cerca de um mês no Estado e desde então, segundo levantamento preliminar da Sesa realizado no início da semana, mais de 434.236 primeiras doses (D1) pediátricas foram aplicadas neste período”, completa.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o número alcançado em um mês de imunização infantil corresponde a 40% de cobertura deste público. “São mais de um milhão de crianças a serem vacinadas e estamos quase alcançando a metade. Torço para que os próximos 30 dias sejam com a adesão dos pais em levarem seus filhos para se protegerem contra o coronavírus”, completa.

“O Governo Federal já destinou cinco remessas de vacinas pediátricas ao Paraná, somando 695.660 doses. Destas, 636.520 já foram enviadas para os municípios para D1 e 59.140 vacinas CoronaVac para segunda dose (D2)”, finaliza a Sesa.

Com informações da Sesa/AEN