Connect with us

Coronavírus

Aglomerações impulsionaram crescimento dos casos de Covid-19 em Paranaguá

Aglomerações em casa ou nas ruas, falta do uso de máscaras e o desrespeito ao distanciamento entre as pessoas resultam em propagação rápida do vírus

Publicado

em

Secretária de Saúde defende o isolamento social 

Durante esta semana, houve um aumento contínuo de novos casos da Covid-19 em Paranaguá. De domingo, 17, até quinta-feira, 21, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou 16 novos registros do novo Coronavírus no município, totalizando 43 pacientes infectados pela doença global. A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, comentou o crescimento dos casos nos últimos dias, algo impulsionado por festas e outras aglomerações ocorridas em Paranaguá, bem como salientou as ações enérgicas feitas pelo município para isolamento dos infectados e barreira epidemiológica das pessoas próximas a esses pacientes. 

“Já era esperado um aumento no número de casos. Esse crescimento é, infelizmente, uma tendência em todo o Brasil e no mundo. Alguns fatores realmente colaboram para o aumento de casos como, por exemplo, aglomerações. Precisamos lembrar que esse é um vírus altamente contagioso e que uma pessoa contaminada, pode contagiar até outras três e assim sucessivamente. Por isso, o uso de máscara e o isolamento social são tão importantes”, afirma a gestora da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Pacientes

A secretária afirma que outro foco é com relação aos pacientes sob investigação do novo Coronavírus. “Até a quarta-feira, 20, eram 116 pessoas que realizaram o exame e aguardavam resultado. Isso se dá pelo constante trabalho da Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde que realiza a barreira epidemiológica. Quando uma pessoa é positivada para Covid-19, a equipe procura todos os contatos desse paciente (amigos, família, colegas de trabalho, entre outros), realiza o exame também nessas pessoas com o objetivo de frear a disseminação do vírus. Esta é uma das razões que levam ao grande número de casos em investigação”, complementa. 

Festas e aglomerações

“Precisamos lembrar que esse é um vírus altamente contagioso e que uma pessoa contaminada, pode contagiar até outras três. Por isso, o uso de máscara e o isolamento social são tão importantes”, afirma a secretária Lígia Cordeiro

Segundo Lígia Cordeiro, cada caso de infecção pela Covid-19 é avaliado pontualmente, sendo que as aglomerações impulsionam o crescimento dos registros. “Festas e outros eventos podem ser um alimentador para a disseminação do vírus. Por isso, a Prefeitura de Paranaguá reforça a importância de seguir as orientações decretadas como o uso maciço de máscara, o isolamento social, distanciamento adequado e, sempre que possível, se manter em casa”, destaca.  

De acordo com a gestora, diariamente é feito o mapeamento de casos confirmados e suspeitos em Paranaguá de acordo com os bairros, algo que é atualizado on-line no site da prefeitura no endereço www.paranagua.pr.gov.br , indo no link  Coronavírus, onde consta  boletim epidemiológico municipal com o número de casos confirmados, aguardando resultado, recuperados e óbitos pela doença. Além disso, o boletim detalhado traz os bairros, sexo e idade dos pacientes. 

Isolamento e não realizar confraternizações

Segundo a secretária, é importante reiterar que a população não deve realizar festas e aglomeração de pessoas neste período da pandemia. “Hoje o distanciamento é sinônimo de amor ao próximo. A utilização de máscaras é um item fundamental para diminuir a probabilidade de transmissão. Reforçamos a recomendação de que as pessoas não permaneçam em aglomerações, utilizem a máscara, higienizem constantemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel e, se possível, fiquem em casa”, completa Lígia.

Barreira epidemiológica

“A barreira epidemiológica tem sido executada de forma firme pelas equipes da Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde. Todas as pessoas positivadas são monitoradas e coletadas informações daqueles que tiveram contato com elas. Assim, a equipe pode realizar os exames nessas pessoas e acompanhar todo o processo desde a coleta do exame até o resultado. Caso dê positivo, o acompanhamento continua diariamente até o prazo de isolamento terminar. Essa barreira auxilia significativamente controle no número de casos. Por outro lado, a população tem um papel muito importante nesse controle realizando o isolamento e distanciamento social, utilizando as máscaras, evitando aglomerações e higienizando especialmente as mãos com frequência”, finaliza a secretária.