conecte-se conosco

Coronavírus

Litoral recebe mais 3.516 doses de vacinas contra a Covid-19

Imunizantes da Pfizer e CoronaVac fazem parte desta remessa

Publicado

em

Na terça-feira, 10, o Governo do Estado iniciou a distribuição de 212.070 vacinas contra a Covid-19 para as 22 Regionais de Saúde do Paraná. Ao todo, são 167.970 primeiras doses (D1) da 36.ª remessa do Ministério da Saúde, que chegaram ao Estado na segunda-feira, 9, e 44.100 segundas aplicações (D2) referente à 31.ª pauta. A 1.ª Regional de Saúde, que atende o litoral do Paraná, recebe 3.516 vacinas para dar continuidade a campanha de imunização.

“As doses são divididas entre 141.570 Pfizer/BioNTech e 26.400 CoronaVac/Butantan para D1, e as 44.100 CoronaVac/Butantan para D2. Os imunizantes estavam armazenados no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar)”, informou a Sesa sobre o total de vacinas que chegou no Paraná.

Com 3.516 doses de vacinas enviadas ao litoral, 2.226 são da Pfizer/BioNTech e 480 da CoronaVac/Butantan, ambas para a aplicação em primeira dose. Ainda neste novo lote, há mais 810 doses da CoronaVac/Butantan para concluir o esquema vacinal. Os imunizantes chegam ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, são armazenadas, separadas e distribuídas para as 22 Regionais de Saúde do Estado.

“Seguindo a orientação do governador Ratinho Junior, estamos descentralizando essas doses logo que chegam ao Paraná, de forma justa e igualitária entre todos os municípios, para que o Estado caminhe junto aos 80% da população adulta vacinada com uma dose ou dose única até o final deste mês e 100% até setembro”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

As vacinas chegam a 1.ª Regional de Saúde e em seguida são distribuídas aos municípios do litoral.

Pfizer

De acordo com a Sesa, o litoral recebe o total de 2.226 doses da Pfizer/BioNTech, distribuídas aos municípios da região da seguinte forma: Antonina 66 doses; Guaratuba (396); Matinhos (516); Morretes (282); Paranaguá (744) e Pontal do Paraná (222). Guaraqueçaba foi o único município do litoral que não receberá doses deste imunizante.

As novas doses darão continuidade à campanha de imunização do litoral, perto de completar sete meses.

CoronaVac

Com essa remessa, foram distribuídas 480 doses da CoronaVac/Butantan no litoral. As vacinas são destinadas para aplicação na população geral acima de 18 anos.

Antonina recebeu 10 doses para a primeira aplicação; Guaratuba (90); Matinhos (110); Morretes (60); Paranaguá (160) e Pontal do Paraná (50). O município de Guaraqueçaba não foi contemplado com vacinas nesta remessa destinada ao litoral.

Além disso, a Sesa reservou para o litoral mais 810 doses da CoronaVac/Butantan para a segunda aplicação, sendo que Antonina terá 20 doses disponíveis para a conclusão do ciclo vacinal; Guaratuba (150); Matinhos (190); Morretes (100); Paranaguá (270) e Pontal do Paraná (80).

Com essa remessa, o Paraná já descentralizou todas as primeiras doses que recebeu do Ministério da Saúde e tem armazenado apenas doses correspondentes à segunda aplicação. Em quase sete meses de campanha, a logística permanece a mesma: distribuição em até 24 horas para os municípios a partir do recebimento. Quase 8,7 milhões de doses já foram aplicadas no Paraná.

Mais Vacinas

O Ministério da Saúde encaminhou para a Secretaria da Saúde na manhã de terça-feira, 10, mais uma pauta de envio de vacinas contra a Covid-19 ao Paraná. São 108.810 imunizantes divididos em 58.500 da parceria AstraZeneca/Fiocruz e 50.310 da Pfizer/BioNTech. A data do envio ainda não foi confirmada.

As doses da AstraZeneca são destinadas à segunda aplicação (D2) da pauta 22, completando o ciclo vacinal de paranaenses imunizados no primeiro semestre. Já as Pfizer serão destinadas para primeira aplicação (D1) na população em geral acima de 18 anos, que está na faixa de 20 e 30 anos no Estado.

“Estamos vivendo um novo momento na campanha de imunização, com envio de doses de maneira mais regular, o que possibilita aplicação rápida na população. Estamos baixando rapidamente o calendário em todas as cidades e queremos alcançar 80% dos adultos vacinados com ao menos uma dose ainda em agosto”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto. “Isso tem refletido na queda nas internações, nos casos e nos óbitos no Paraná”.

Nesta segunda o Estado recebeu 209,1 mil imunizantes, a maioria destinada à primeira aplicação, e a entrega inicia nesta terça. No sábado, 7, a Secretaria já tinha enviado para as 22 Regionais de Saúde mais de 400 mil imunizantes, dando celeridade na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado.

Com informações da Sesa

Fotos: Divulgação / AEN / SESA

Em alta

plugins premium WordPress