Coronavírus

Índice de contágio do vírus segue baixo em outubro no Paraná

Taxa de transmissão no Estado está em 0,99

hnecuo2c

O Paraná está em remissão desde o dia 1.º de outubro

O começo do mês de outubro apresenta uma taxa de transmissão (Rt) do novo Coronavírus no Paraná abaixo de 1,0, representando uma leve queda no número de casos confirmados da doença. Nos dados divulgados na segunda-feira, 4, pelo sistema Loft.Science, que calcula o Rt médio de todos os Estados e do Brasil, com base em um algoritmo desenvolvido pela empresa, foi registrado um índice de contágio em 0,99.

Com esse índice, significa que 100 pessoas com Sars-Cov-2 contaminam, em média, 99 novas pessoas. O Estado do Espírito Santo, Ceará e o Distrito Federal estão com o contágio do vírus acelerado, ou seja, maior que 1,0.

O Paraná está em remissão desde o dia 1.º de outubro, ou seja, neste mês a taxa de transmissão do novo Coronavírus não passou de 1,0. No dia 30 de setembro, o Paraná registrou o maior índice de contágio (1,01) desde o dia 26 de agosto, quando chegou em 1,05. Desde então, o número aponta para uma tendência de redução da transmissão no Estado.

De acordo com o sistema Loft.Science, o Rt indica quando o contágio pelo vírus está acelerado (maior que 1), estável (igual a 1) ou em remissão (menor que 1) – único cenário que aponta uma melhora na situação epidêmica. Quanto mais próximo de 

zero, menores as chances de contágio.

Cuidados

Os cuidados essenciais precisam ser mantidos, como o uso de máscara, o distanciamento de pelo menos 1,5 metro de distância entre pessoas que não moram na mesma casa, manter os ambientes sempre bem ventilados, evitar reuniões e encontros entre as pessoas, principalmente em locais com pouca ventilação, lavar as mãos frequentemente ou usar álcool gel 70% e a limpeza e desinfecção de objetos que são usados frequentemente.

Você também poderá gostar

Índice de contágio do vírus segue baixo em outubro no Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.