Connect with us

Coronavírus

IHGP mantém atendimento on-line ao público

Assuntos solicitados para pesquisas são variados

Publicado

em

O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá continua atendendo às pesquisas online. Fechado para atendimento ao público há dois meses por causa da pandemia, provocada pelo Covid-19, as atividades continuam de forma virtual.

Quem trata desse atendimento voluntário é um grupo de pessoas do IHGP, um deles, é Almir Silvério da Silva, aposentado, prestando serviço voluntário como associado do IHGP atendendo a visitantes e pesquisadores em geral. Atualmente o grupo tem feito remotamente atendimento por e-mail, WhatsApp e Facebook.

Almir conta, que os assuntos solicitados são variados e que muitas vezes também é preciso instruir as pessoas a como organizar a sua pesquisa. “O solicitante pede informações sobre um assunto especifico, por exemplo, sobre a Vila Becker, não há alguma coisa pré-elaborada sobre ela,  então, enviamos o que há, e instruímos a juntar os fatos e organizar cronologicamente”, depois do trabalho pronto, uma cópia é enviada ao IHGP, que servirá para subsidio de pesquisas futuras.

O pesquisador ressalta também que os assuntos são bem variados: famílias, personagens da história para alguém que está elaborando uma biografia. “Recentemente nos enviaram uma mensagem perguntando sobre a restauração da estação férrea de Paranaguá porque ela está lutando para que restaurem uma estação lá no estado de São Paulo. Também nos solicitam temas como pandemias que ocorreram aqui no Sul, prostituição nos tempos de antigamente, sobre os pracinhas brasileiros na 2ª guerra mundial, e por ai vai…”, explica.

“Estamos com uma pendência sobre as Casas Populares, uma das poucas que eu não achei sobre a sua associação de bairro ou outras informações. Geralmente há muitas fotos, mas sem as legendas e datas, muitos eventos que ocorreram e que nos dão trabalho para situar no tempo. Agora mesmo estou pesquisando sobre umas fotos antigas dos Escoteiros em Paranaguá”, finaliza.

Além do Almir, Lizangela, Guadalupe e Priscila também atendemos por e-mail.
A equipe trabalha em conjunto. Lizangela encaminha todas as dúvidas da página para o e-mail e atende também muitas dúvidas. Priscila e Guadalupe também atendemos solicitações de pesquisa.

Equipe busca atender as solicitações enviadas (foto do arquivo)

Os contatos podem ser feitos por:

Email – [email protected]

 Facebook – Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá