Connect with us

Coronavírus

Ação voluntária entrega máscaras para moradores na Ilha do Mel

Parcerias resultaram na produção de 1,6 mil máscaras

Publicado

em

Um grupo de moradores na Ilha do Mel percebeu o quanto as máscaras de tecido poderiam auxiliar na proteção da transmissão do novo Coronavírus, embora não tenha casos suspeitos ou confirmados, segundo o boletim epidemiológico da Sesa na localidade. Ainda no início de abril, a comunidade já recebia uma máscara de pano doada por voluntários, antes mesmo do Governo Estadual instituir por lei o uso obrigatório do equipamento.

Eduarda Mendonça Cruz e seu pai, Joelson Cruz, conversaram sobre o tema e acionaram outras pessoas da comunidade, Kaiana Bueno, Gilberto Keserle, Jonathan Rocha de Castro, para produzir e entregar para todos os moradores na Ilha do Mel ao menos uma máscara. “A ideia surgiu quando eu e meu pai estávamos assistindo o jornal e vimos que as comunidades que usam máscaras possuem um índice de contaminação mais baixo. Então, pesquisamos mais a fundo e iniciamos a conversa com algumas pessoas da comunidade e organizamos a ação”, comentou Eduarda.

A moradora falou também das parcerias que possibilitaram a produção de aproximadamente 1,6 mil máscaras. Ao todo vinte voluntários atuaram na produção e na entrega das máscaras. A Ilha do Mel pertence ao município de Paranaguá, no litoral do Paraná e que está localizada na 1.ª Regional de Saúde do Estado.

 “Quando as máscaras já estavam sendo feitas, a Prefeitura de Paranaguá fez um decreto obrigando o uso das máscaras. Então a ação ajudou muito a comunidade porque aqui na Ilha não tem onde comprar as máscaras e para ficar saindo da Ilha pra comprar é complicado porque afeta a segurança da comunidade em relação ao vírus”, completa Eduarda.

Fonte: Sesa-PR