conecte-se conosco

Coronavírus

HRL tem 42% de ocupação de leitos para UTI Covid-19

Boletim Informativo da Ala Covid registra 12 pacientes internados

Publicado

em

Foto: Geraldo Bubniak / AEN – Arquivo

O Hospital Regional do Litoral (HRL) é um dos cinco maiores hospitais públicos do Paraná, com atendimento 100% SUS. A unidade atende pacientes dos sete municípios do litoral: Paranaguá, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, e hoje conta com 12 leitos de UTI Adulto e 12 de Enfermaria exclusivos para Covid-19.

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no portal da transparência, o HRL está com 42% de taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto exclusivos para Covid-19. Nos leitos de enfermaria exclusivos para Covid-19, a taxa de ocupação está 58%. Isso demonstra que na quarta-feira, 5, a unidade hospitalar conta com sete leitos de UTI adulto disponíveis para receber pacientes e cinco leitos livres na enfermaria.

Ainda na quarta-feira, o Hospital Regional do Litoral divulgou o Boletim Informativo n.º 449 e atualizou a situação da Ala Covid. O documento registra que há 12 pacientes internados na Ala Covid da unidade hospitalar. Deste total, tem um confirmado com a doença, três em investigação e oito negativados.

Até o momento, o HRL informa que “foram avaliados 3.320 pacientes, sendo 1.589 casos descartados, 12 casos em investigação e 1.719 pacientes confirmados. Há 8 casos confirmados de Influenza A H3”, divulgou a casa hospitalar no boletim informativo n.º 449.

Paraná

De acordo com o Informe Epidemiológico da Sesa divulgado na quarta-feira, 5, são 41 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados em leitos SUS e nenhum em leitos da rede particular. Há outros 503 pacientes internados, 182 em leitos UTI e 321 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo novo Coronavírus.

Isso representa que o Paraná tem uma taxa de ocupação em 37% nos leitos de UTI adulto exclusivos para Covid-19 e de 43% nos leitos de enfermaria exclusivos para Covid-19 no Estado.

Monitoramento

A Secretaria Estadual de Saúde está monitorando a situação epidemiológica do Paraná e o crescimento no número de casos diários divulgados pela pasta. “Neste momento, o aumento está diretamente ligado com a maior circulação de pessoas em todo o Estado, devido às festividades de fim de ano”, informou a Sesa.

“Além disso, deve-se considerar um atraso no envio de amostras para os laboratórios credenciados do Estado como o Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR) e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) na última semana, também relacionado com os recessos e feriados”, completou.

A secretaria reforça que as medidas de prevenção, como uso de máscaras, lavagem das mãos e uso do álcool em gel permanecem sendo necessárias, juntamente com a continuidade da vacinação contra a Covid-19.