conecte-se conosco

Coronavírus

Pesquisa da UFPR descarta transmissão de Coronavírus de cães para humanos

Professor esclareceu algumas dúvidas sobre o tema

Publicado

em

Pesquisa da UFPR descarta transmissão de Coronavírus de cães para humanos

Um estudo multicêntrico conduzido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) confirmou a presença de Sars-CoV-2 em dois cães de Curitiba. Esses foram os primeiros casos em cães identificados no Brasil.

A pesquisa coordenada por Alexander Biondo, médico veterinário e professor da universidade, também descarta que cães e gatos transmitam o vírus para seres humanos e que desenvolvam a Covid-19, doença causada pelo Sars-CoV-2. O estudo é importante para coletar dados sobre o assunto e subsidiar políticas públicas e decisões tomadas por gestores políticos.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse tema, que esteve em evidência nos últimos dias. Por isso, o pesquisador esclareceu as dúvidas e os comentários mais frequentes da sociedade.

Transmissão

Cães e gatos podem ser infectados pelo vírus causador da Covid-19 nos seres humanos. Entretanto, até hoje, entre os milhões de casos que ocorreram nas pessoas ao redor do mundo, não existe um único relato de transmissão do vírus Sars-CoV-2 de cães e gatos para pessoas.

“Até agora, após todos esses meses de pandemia, os resultados que temos nos levam a concluir que cães e gatos não participam do ciclo de transmissão do vírus, embora se infectem e possam demonstrar alguns sinais respiratórios ou digestivos, no geral, não se detecta mais o vírus no animal após 3 a 15 dias, dependendo da espécie”, disse Biondo.

Segundo ele, gatos são um pouco mais suscetíveis e podem transmitir para outros gatos. Já em cães, não há esse relato. Mas nenhuma das duas espécies transmite para seres humanos.   

Ele lembra que o vírus denominado Sars-CoV-2 não é a mesma coisa que a doença. “Não há, até o momento, nenhuma doença em espécie animal ocasionada como consequência da infecção do vírus Sars-CoV-2. Temos apenas a Covid-19 que atinge seres humanos. Cães e gatos podem ser infectados pelo vírus, mas não desenvolvem doença, eliminando essa infecção viral em poucos dias”, afirmou o pesquisador.

Fonte: UFPR

Leia também: Oito mortes por Covid-19 foram registradas pelo Hospital Regional do Litoral em três dias

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress