conecte-se conosco

Coronavírus

Hospital Regional não registra mortes por Covid-19 há um mês

Três pacientes com diagnóstico positivo do Coronavírus estão internados no HRL

Publicado

em

Na manhã da segunda-feira, 4, o Hospital Regional do Litoral (HRL) divulgou o Boletim Informativo n.º 475 sobre a situação do atendimento à pandemia na unidade de referência hospitalar nos sete municípios litorâneos. De acordo com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, o HRL está há 31 dias sem registrar mortes por Covid-19, ou seja, há um mês. A Ala Covid-19 conta com oito pacientes internados, entre eles três com diagnóstico confirmado da doença. A última vida foi perdida para a pandemia no dia 4 de março: a vítima foi um homem de 72 anos que morava em Paranaguá. 

Segundo o HRL, até agora, o ano de 2022 contabilizou 40 mortes devido ao Coronavírus. O ano começou com aumento do índice de mortes no Hospital Regional com a chegada da variante Ômicron, visto que a média de óbitos diária em janeiro de 2022 foi de 0,54 óbitos ao dia e em fevereiro de 0,75 falecimentos devido à doença a cada 24 horas. Março registrou um óbito devido à doença, mês que contabiliza uma média diária de mortes de 0,03, o que demonstra a queda na letalidade da pandemia no litoral. Em quatro dias passados, abril não contabilizou nenhum óbito devido à Covid-19.

A baixa ocupação e letalidade da pandemia no HRL confirmam os dados e novos decretos apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que afirmaram que os índices em questão ocorrem em todo o Paraná, o que ocasionou a desobrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos e fechados durante março. O controle da doença possui relação com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o Estado, incluindo o litoral.

Os boletins do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar não divulgam oficialmente nos informes epidemiológicos se as vítimas fatais tinham ou não sido vacinadas contra o Coronavírus.

Ala Covid-19

Segundo o último boletim, nos últimos cinco dias a Ala Covid-19 registrou um aumento de ocupação de dois pacientes, contabilizando oito pessoas internadas no local: três com diagnóstico positivo de Coronavírus, quatro sob investigação da doença e um negativado para Covid-19. “Em relação ao diagnóstico de Covid-19,  até a data de 04/04/2022 foram avaliados 3728 pacientes, sendo 1726 casos descartados, quatro casos em investigação e 1998 pacientes confirmados”, detalha o HRL.

Influenza H3N2 

Há 57 dias, o HRL não registra mortes por Influenza H3N2, contabilizando 40 pessoas confirmadas com a doença desde 2021, número que permanece sem alterações há semanas, segundo os dados da unidade hospitalar.

680 óbitos desde o início da pandemia

As informações epidemiológicas do HRL apontam que, desde que a pandemia chegou ao litoral, em março de 2020, o Coronavírus já causou a morte de 680 pessoas (408 homens e 272 mulheres) no hospital. Mortes já aconteceram devido à doença com pessoas da faixa etária dos 15 aos 25 anos até pacientes com mais de 100 anos. Desde o último boletim divulgado em 30 de março, mais um caso positivo da Covid-19 foi confirmado pelo hospital, totalizando 1.998 diagnósticos confirmados. Entre os pacientes infectados, 1.057 foram homens e 941 mulheres.