conecte-se conosco

Coronavírus

Governo Federal vai iniciar distribuição de vacinas contra Covid-19 a portuários

Expectativa é que trabalhadores comecem a ser imunizados nos próximos dias. Foto: Claudio Neves / Portos do Paraná

Publicado

em

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, garantiu no domingo, 23, a inclusão da categoria dos portuários no grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Governo Federal. Com a decisão, a expectativa é que os trabalhadores comecem a ser imunizados nos próximos dias.

“As primeiras doses começarão a ser distribuídas (aos Estados) na terça-feira, 25, e aí teremos condições de dar início a essa vacinação”, afirmou o ministro. Na semana passada, Tarcísio se reuniu com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para tratar da inclusão e dos passos seguintes.

Cabe ao Governo Federal, dentro do PNI, adquirir as vacinas contra a Covid-19, definir quem faz parte dos grupos prioritários e enviar os imunizantes às unidades da federação. Estados e municípios, então, promovem a vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, também estão previstas testagens em todos os portos e aeroportos, visando a proteção dos trabalhadores e prevenção quanto a novas cepas da covid-19. “Vamos continuar trabalhando para garantir a segurança e a proteção dos portuários”, completou Tarcísio de Freitas.

Paranaguá

Na manhã de segunda-feira, 24, um documento para a imunização dos trabalhadores portuários do Porto de Paranaguá foi entregue para o secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, junto ao prefeito Marcelo Roque, que tem a intenção de antecipar a vacinação para o grupo, em Paranaguá.

Um documento para imunização dos trabalhadores portuários do Porto de Paranaguá foi entregue para o Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. Na foto, João Lozano, secretário do Trabalho e Assuntos Sindicais, prefeito Marcelo Roque, o secretário estadual de Infraestrutura, Sandro Alex e o diretor empresarial do Porto de Paranaguá, André Pioli. Foto: Divulgação / Prefeitura de Paranaguá

“Recebemos nesta manhã a visita do secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. A oportunidade foi positiva para tratarmos de assuntos importantes para nossa cidade, entre eles o nosso interesse em antecipar a vacinação dos trabalhadores da faixa portuária que não pararam desde o início da pandemia e agora há ainda uma preocupação maior: a nova cepa indiana”, destacou o prefeito Marcelo Roque.

Ao todo, são mais de 13 mil trabalhadores portuários aptos a receberem a dose da vacina contra a Covid-19. Participaram deste encontro o secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o diretor da 1.ª Regional de Saúde, José Carlos de Abreu; o diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli; entre outros representantes da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, com o intuito de antecipar a vacinação dos trabalhadores de toda a faixa portuária contra a Covid-19.

“Estamos buscando a antecipação da vacinação desse público em virtude da nova cepa indiana visto que o Porto de Paranaguá recebe navios de vários países, inclusive da Índia. Desta forma, além de imunizar os trabalhadores, também minimizaremos o risco de contágio da população parnanguara. Abraçamos todas as possibilidades e oportunidades de frear os casos de Covid-19 e este é mais um passo importante para imunizar a população”, finalizou o prefeito.

Com informações do Ministério da Infraestrutura e da Prefeitura de Paranaguá

Em alta

plugins premium WordPress