Connect with us

Coronavírus

Higienização da passarela da Ilha dos Valadares acontece diariamente às 9h

Recomendação é de que população programe seu horário de passagem pelo local para evitar aglomerações.

Publicado

em

Foi iniciada nesta quarta-feira (15) a higienização diária da passarela que liga o continente à Ilha dos Valadares, em Paranaguá. O trabalho realizado por uma empresa especializada durou cerca de 20 minutos, começando às 9h. Neste período o trânsito de pedestres, ciclistas e motociclistas fica interrompido. A orientação é para que a população local se organize e evite circular neste horário. Membros da Guarda Civil Municipal estão atuando para evitar aglomerações, o que eleva o risco de contaminação.

A superintendente de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Maristela Cerqueira, justificou que a higienização diária ocorre devido “ao fluxo intenso de pessoas que circulam entre o continente e a Ilha dos Valadares”. Estima-se que cerca de 30 mil pessoas residam na localidade, o maior bairro de Paranaguá. “Assim como devemos fazer em casa, de manter uma limpeza regular para evitar a disseminação da Covid-19, também estamos fazendo nos bens públicos”, explica a enfermeira.

O uso de produtos de limpeza e desinfecção de superfícies são aliados importantes para o combate ao novo coronavírus (Covid-19). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda a utilizaçao de produtos regularizados para a realização do serviço, como é o caso de Paranaguá. O órgão federal afirma que o ideal é dar preferência aos saneantes classificados nas categorias “água sanitária” e “desinfetante para uso geral”.

Em Paranaguá está sendo utilizado para higienização o quaternário de amônia, eficaz no combate de fungos, bactérias e fungos, que conta com liberação de uso pela Avisa. O produto misturado com água é bombeado por um caminhão hidrojato até o local da aplicação por mangueira, em alta pressão.

A Prefeitura de Paranaguá já realizou a higienização completa das unidades básicas de saúde, seja do lado de fora, da parte interna e também das calçadas e imóveis nas ruas do entorno, lembrou Maristela Cerqueira. “Alguns outros logradouros também estão sendo beneficiados com higienização, sempre tendo como critério principal para aplicação o volume de circulação registrado nestes locais”, declara a superintendente.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não tem como definir até quando será necessário realizar o trabalho de higienização nos bens públicos, sobretudo o serviço diário que começou a ser feito na passarela para a Ilha dos Valadares, ainda conforme Maristela Cerqueira.

“Tudo vai depender da curva epidemiológica de nossa cidade. A gente trabalha em cima da epidemiologia, com o que está acontecendo, com a quantidade de pessoas infectantes, de comunicantes, não só do município como do Estado também”, esclarece a superintendente.

A Prefeitura de Paranaguá iniciou a limpeza e higienização de espaços e logradouros públicos no dia 27 de março. Além dos postos de saúde, citados por Maristela Cerqueira, também houve trabalho em escolas e outros espaços públicos, como praças. Em tempos de coronavírus esta é mais uma das várias medidas que a Prefeitura de Paranaguá vem tomando para proteger a população da pandemia.

É importante lembrar também que a população deve manter os cuidados como lavar as mãos com frequência e utilizar álcool em gel 70%. Também deve redobrar atenção para desinfecção dos ambientes, utensílios e objetos (chão, superfície de móveis, maçanetas, corrimão, interruptores de energia elétrica, etc). São nestes locais que microrganismos como o Coronavírus podem estar presentes.

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá