Coronavírus

Guaratuba manifesta intenção de adquirir vacinas via consórcio

Formulário de manifestação foi assinado pelo prefeito Roberto Justus e entregue à FNP na terça-feira, 2 (Foto: Prefeitura de Guaratuba)

Guaratuba manifesta intenção de adquirir vacinas via consórcio

Guaratuba manifesta intenção de adquirir vacinas via consórcio

Município é o segundo do litoral a expressar intenção de compra 

Na terça-feira, 2, o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, assinou formulário de manifestação de interesse para adesão de Guaratuba no consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para compra de vacinas contra a Covid-19. Com a intenção devidamente entregue à FNP, o município, após Paranaguá, é o segundo do litoral a expressar a intenção de comprar os imunizantes, através do consórcio intermunicipal, com o objetivo de agilizar a vacinação da população, em virtude da situação pandêmica na região litorânea. 

“Os prefeitos estão se unindo para a aquisição de mais vacinas, medicamentos, equipamentos e insumos para o combate à Covid-19. A intenção não é disputar com o Governo Federal, mas somar para que a nossa população possa ser imunizada dentro da maior agilidade possível. Aproveito a oportunidade para pedir o apoio da Câmara Municipal de Vereadores, que precisa aprovar em regime de urgência uma lei municipal nos autorizando a fazer parte deste consórcio”, afirma o prefeito Roberto Justus. “Por fim, quero pedir consciência a toda a população. Que esta atitude não sirva de estímulo para que as pessoas descumpram as regras de prevenção”, defende. “Assim conseguiremos vencer a nossa batalha contra o Coronavírus”, ressalta.

“O consórcio vai permitir que os municípios possam comprar a vacina, caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Governo Federal, não consiga atender à demanda e não forneça doses suficientes para a população”, explica a assessoria da Prefeitura de Guaratuba, destacando que a intenção é de complementar a compra de imunizantes que já está sendo feita pelo Ministério da Saúde. 

Vacinas disponíveis no mercado

Entre as vacinas a serem escolhidas, há 10 imunizantes já disponíveis no mercado, todos com eficácia comprovada e com as autorizações de uso emergencial. “Uma vez que o Governo Federal não está comprando sete deles, não haveria concorrência, mas os prefeitos somariam forças ao Governo Federal para imunização da população. Mais de 270 municípios já demonstraram interesse na adesão ao consórcio, segundo informações da FNP”, informa o município. 

Segundo a prefeitura, cada município terá que enviar à Câmara Municipal um projeto de lei para aprovar a adesão ao consórcio. “Se o projeto for aprovado, deve retornar ao grupo até 19 de março. Comprar as vacinas via um consórcio nacional evitaria disputa por valores e daria uma relevância maior em nível internacional para a negociação”, ressalta.

De acordo com a assessoria, apenas a adesão ao consórcio não garante a compra de vacinas pelo município. “O importante é ter já essa estrutura pronta. Há cerca de 200 vacinas em estudo no mundo, logo haverá uma oferta ampla de imunizantes”, afirma Rusvel Beltrame, advogado do escritório que está dando suporte ao consórcio da FNP. 

“Chegamos, hoje, ao limite da assistência. Os prefeitos sofrem pressão para buscar alternativas”, ressalta o presidente da FNP, Jonas Donizette. Por fim, Donizette afirma que a frente de prefeitos irá avançar em diálogos com os fabricantes de vacinas para possibilitar a compra dos imunizantes.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Leia também: Litoral confirma 10 novos óbitos em decorrência da Covid-19

Guaratuba manifesta intenção de adquirir vacinas via consórcio

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.