Na quinta-feira, 24, a Prefeitura de Guaratuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou que realizará a aplicação da Dose de Reforço (DR) em crianças de 5 a 11 anos, algo que segue orientação do Ministério da Saúde (MS) realizada em janeiro. Além disso, o município prossegue vacinando a faixa etária pediátrica de seis meses a dois anos de idade com a vacina Covid-19 Baby, algo que necessita de agendamento por mensagem junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS´s).
“O Ministério da Saúde orientou e a Secretaria Municipal da Saúde está realizando o reforço da vacina contra a Covid-19 para as crianças de 5 a 11 anos que tomaram a segunda dose há quatro meses”, explica a assessoria. “As vacinas são aplicadas nas terças-feiras na UBS Cohapar, UBS Piçarras, UBS Mirim e UBS Coroados, à quarta-feira na UBS Caieiras e na quinta-feira na UBS Figueira”, completa.
Com relação à vacina Covid-19 Baby, que está sendo aplicada em crianças de seis meses a dois anos, com ou sem comorbidades, o município explica que a imunização ocorre de acordo com a disponibilidade de doses. “Os pais devem procurar ou enviar mensagem para a UBS para realizar o agendamento da vacina”, orienta a Prefeitura.
Válido ressaltar que a imunização infantil só ocorre com acompanhamento do pai ou responsável.
Outros públicos
A quarta dose ou segundo reforço da Covid-19 está liberado para a população acima de 18 anos. Todas as Unidades Básicas de Saúde estão com a estrutura preparada para realizar a vacinação, que ocorrerá de acordo com a disponibilidade da vacina AstraZeneca”, destaca o município, reforçando que esta etapa vacinal é aplicada somente após quatro meses da imunização com a primeira DR ou terceira dose. A imunização ocorre das 8h às 16h30 nas UBS Mirim e Caieiras e das 8h às 18h30 nas unidades Cohapar, Coroados, Figueira e Piçarras.
“Para tomar o reforço (terceira ou quarta dose deve-se respeitar o intervalo entre vacinas de 4 meses. A terceira dose está liberada para população de 12 a 17 anos”, salienta, ressaltando a disponibilização também da primeira e segunda dose do imunizante contra o Coronavírus. “Não esqueça da carteirinha de vacinação, um documento com foto, CPF ou cartão SUS. Completar o esquema vacinal aumenta a eficácia e a durabilidade da proteção”, finaliza.
Dúvidas podem ser sanadas em contato com as UBS por WhatsApp. Confira os números:
UBS Caieiras: (41) 3472-8749
UBS Cohapar: (41) 3472-8732
UBS Coroados: (41) 3472-8748
UBS Figueira: (41) 3472-8746
UBS Mirim: (41) 3472-8747
UBS Piçarras: (41) 3472-8733
Com informações da Prefeitura de Guaratuba