conecte-se conosco

Coronavírus

Guaraqueçaba tem mais de 80% da população adulta vacinada com a 1.ª dose

Número de 5.751 pessoas devem ser imunizadas

Publicado

em

No dia 14 de junho, o município de Guaraqueçaba começou a vacinação contra a Covid-19 em pessoas acima dos 18 anos. A cidade é a primeira do litoral do Paraná a imunizar a população desta faixa etária. A região conta com 19 comunidades isoladas, com pequenos grupos populacionais que podem chegar a 300 pessoas.

“Temos três equipes fixas que ficam nas principais Unidades Básicas de Saúde e três equipes volantes que percorrem as ilhas e áreas rurais do município. Aqui é uma região carente, sendo de pescadores, trabalhadores, agricultores e essas pessoas precisam voltar à normalidade. Então, nós avançamos na vacina quase que 24 horas trabalhando”, destacou o secretário de Saúde de Guaraqueçaba, Alcendino Ferreira Barbosa.

A população total de Guaraqueçaba é de 7.594 moradores, sendo 5.751 maiores de 18 anos e que devem ser imunizados. Na última atualização realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, 4.762 guaraqueçabanos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, isso demonstra que cerca de 82,8% da população acima dos 18 anos já foi vacinada. Ainda de acordo com a secretaria, foram 1.011 pessoas que receberam a segunda dose até o momento.

“Cerca de mil pessoas ainda precisam ser vacinadas aqui no município. Creio que, com a disponibilidade das vacinas, de 15 a 30 dias chegarem a 100% da população adulta imunizada”, informou o secretário. “Nós não estamos fazendo competição nenhuma para as vacinas, estamos aplicando as doses, até porque somos um município diferente de todos os outros do litoral”, completou.

Os moradores de Guaraqueçaba maiores de 18 anos deverão comparecer nos locais de vacinação munidos de documento original com foto, cartão do SUS e comprovante de residência atualizado no município.

São três principais locais de vacinação: na Ilha do Superagui (Unidade Básica de Saúde Lídio Michaud), na Sede do Município (Unidade Básica de Saúde Padre Mario di Maria) e na Comunidade Rural do Tagaçaba (Unidade Básica de Saúde Nelza Ferreira Terra).

Segundo o secretário, hoje são seis casos ativos da doença no município e todos localizados nas áreas rurais, nenhum registrado na Sede do município.

Para levar a vacina a todos os guaraqueçabanos, o município em conjunto com a 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) conta com o apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) para que as doses cheguem às regiões isoladas de Guaraqueçaba e vacinar a população ribeirinha contra a Covid-19.

“Continuamos com os nossos cuidados básicos para vencermos a Covid-19”, finalizou o secretário de Saúde de Guaraqueçaba, Alcendino Ferreira Barbosa.

Foto: Arnaldo Alves/AEN – Arquivo

Em alta

plugins premium WordPress