O Governo do Estado abriu 913 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos na rede pública desde o início da pandemia do novo Coronavírus. A previsão é alcançar até 1,1 mil UTIs nos próximos dias, o que faria o Estado praticamente dobrar a oferta de unidades avançadas no Sistema Único de Saúde (SUS).
UTIS
A macrorregião Leste ganhou 59 novos leitos. A ocupação atual é alta, de 88% (boletim do dia 12), mas estaria na casa de 98% sem esse reforço. As regionais de Curitiba e Região Metropolitana (2.ª) e do Litoral (1.ª), que pertencem a essa macrorregião, foram incluídas na legislação mais restritiva adotada nas últimas semanas.
Na macrorregião Norte, onde as regionais de Londrina e Cornélio Procópio foram impactadas pelo cálculo epidemiológico, foram implementados dez novos leitos de UTI no Hospital Universitário Regional. A ocupação atual de leitos de UTI na macrorregião é de 53%. No Noroeste houve incremento de dez novos leitos no Hospital Cemil de Umuarama.
No Oeste, que concentra as regionais de Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu, houve incremento de mais 27 leitos de UTI. Foram quatro na Policlínica de Pato Branco, 13 no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, e dez no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, em Cascavel. A lotação atual está em 61%, com 131 leitos de UTI disponíveis.
ENFERMARIAS
Também foram abertas 114 novas enfermarias nessas duas semanas nas quatro macrorregionais: 70 no Leste, 7 no Oeste, 17 no Noroeste e 20 no Norte. Na macrorregião que vai do Litoral a Guarapuava são 704 atualmente, com taxa de ocupação de 62%. Foram disponibilizadas 51 novas enfermarias em Curitiba e 19 em Ponta Grossa. Sem essas estruturas, a ocupação ficaria em torno de 70%.
No Norte foram implementadas 20 enfermarias a mais no Hospital Universitário de Londrina; no Oeste, sete a mais no Hospital Universitário de Cascavel; e, no Noroeste, duas no Hospital Municipal Thelma Vil e 15 no Hospital Universitário Regional de Maringá.
Leitos de UTI abertos em julho:
Hospital Regional do Litoral (Paranaguá) – 4
Hospital Santa Casa de Curitiba (Curitiba) – 20
Hospital São Vicente – Unidade Centro (Curitiba) – 5
Hospital Evangélico Mackenzie (Curitiba) – 10
Hospital do Idoso Zilda Arns (Curitiba) – 20
Policlínica de Pato Branco (Pato Branco) – 4
Hospital Municipal Padre Germano Lauck (Foz do Iguaçu) – 13
Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP (Cascavel) – 10
Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná – HURNP (Londrina) – 10
Hospital Cemil (Umuarama) – 10
TOTAL – 106
Leitos de enfermaria abertos em julho:
Hospital Santa Casa de Curitiba (Curitiba) – 20
Hospital São Vicente – Unidade Centro (Curitiba) – 8
Hospital do Idoso Zilda Arns (Curitiba) – 23
Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (Ponta Grossa) – 19
Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP (Cascavel) – 7
Hospital Municipal Thelma Vil (Maringá) – 2
Hospital Universitário Regional de Maringá (Maringá) – 15
Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná – HURNP (Londrina) – 20
TOTAL – 114
Fonte: AENPR – Foto: Rodrigo Félix Leal