Connect with us

Coronavírus

Municípios do litoral realizam barreira sanitária para evitar turismo

Mais de 50 mil veículos circularam pela BR-277 nos últimos dias (Foto: Divulgação Prefeitura de Pontal do Paraná)

Publicado

em

De acordo com a concessionária que administra a BR-277, que leva ao litoral do Paraná, o movimento ficou um pouco acima do normal entre sexta, 18, e segunda-feira, 20. A circulação neste período foi de mais de 50 mil veículos em ambos os sentidos. “Estamos com tráfego normal em ambos os sentidos das rodovias BR-277, PR-407 e PR-508. Em um fim de semana “normal”, sem feriados ou outras atividades, o fluxo geralmente fica na faixa de 30-40 mil veículos. Os 50 mil veículos que transitaram pela BR-277, portanto, são um pouco acima do normal, sendo que o movimento foi alterado devido à pandemia.

Para inibir a chegada de turistas, as prefeituras têm adotado algumas medidas de prevenção como fechamento da orla, restrição do comércio e implantação de barreiras sanitárias. Confira as medidas que estarão em vigor neste feriadão nos municípios do litoral:

Paranaguá

Só será permitida a circulação em locais públicos e privados de pessoas que estiverem com máscaras. A multa é de cerca de R$ 956 Além disso, o toque de recolher continua em vigor das 22h às 6h.

Os setores do comércio elencados no decreto 1940/2020 para abrir às terças-feiras, poderão funcionar normalmente, apesar do feriado. Supermercados, hipermercados e mercearias só estão impedidos de abrir aos domingos, portanto, também podem abrir neste feriado.

Matinhos

Segundo informações da Prefeitura de Matinhos, a orla permanecerá fechada e as ações de fiscalização vão continuar nesse feriado.

Pelo Decreto n.º 284/2020, a Prefeitura de Matinhos estabeleceu a abertura dos comércios essenciais no município. A determinação lista uma série de atividades consideradas essenciais, que funcionam mediante assinatura de um Termo de Compromisso pelos proprietários.

De acordo com a prefeitura, a fiscalização no comércio, que precisa seguir as medidas de prevenção, foi intensificada nos últimos dias.

Morretes

Em Morretes, destino turístico de muitas pessoas aos feriados, foi implantada uma barreira sanitária com a Defesa Civil, proibindo pessoas com sintomas gripais de adentrar na cidade. Segundo informações da Prefeitura de Morretes, os restaurantes podem ficar abertos somente às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 18h.

As praias em Pontal do Paraná também foram interditadas (Foto: Divulgação Prefeitura de Pontal do Paraná)

Pontal do Paraná

Pontal do Paraná também interditou as praias e tem feito barreira sanitária no posto da Polícia Rodoviária desde o sábado, 18, já visando o aumento da movimentação. Para o controle, a prefeitura também tem utilizado um drone para localizar a presença de banhistas nas areias e orientar para a prevenção da doença em Pontal do Paraná. “Esse é um momento de ficar em casa, cumprir a quarentena e colaborar com a sua cidade. Pontal segue sem nenhum caso confirmado e todos os cuidados seguem para que esse mal fique longe do nosso município”, destaca a Prefeitura de Pontal do Paraná.

O comércio em Pontal do Paraná pode funcionar apenas de segunda a sábado e deve ficar fechado aos domingos, para evitar aglomeração.

Antonina

Antonina também adotou a barreira sanitária no Km 5, para impedir a entrada de pessoas de fora do município que apresentarem algum sintoma da doença, além de orientar as pessoas sobre os riscos e os cuidados necessários para a prevenção do Coronavírus. A Prefeitura de Antonina orienta os moradores a utilizarem máscaras de proteção.

Guaratuba

As praias em Guaratuba também estão fechadas, assim como praças, pontos turísticos e demais locais públicos. Hotéis e hospedagens estão proibidos de receber hóspedes e não é permitida a locação de imóveis por curto período (diárias, feriados e fins de semana).

As barreiras sanitárias em Guaratuba são realizadas por um profissional da Vigilância Sanitária do Município, um técnico em enfermagem e o reforço de outros profissionais.