Após a aprovação da Anvisa pelo uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford, na tarde deste domingo, 17, o estado de São Paulo vacinou a primeira pessoa contra a Covid-19 no Brasil.
A escolhida para ser a primeira vacinada é a enfermeira Mônica Calazans. Ela tem 54 anos e trabalha na UTI do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo. Ela possui comorbidades e trabalhou voluntariamente na linha de frente de combate à Covid-19 em São Paulo.
A enfermeira foi imunizada com a vacina Coronavac no Hospital das Clínicas, em São Paulo, por volta das 15h30 deste domingo, 17.
“Eu tenho que agradecer a Deus por ter a oportunidade de ser a primeira vacinada e tenho orgulho do meu trabalho. Que a população acredite na vacina. Falo como mulher, mulher negra. Quantas pessoas nós perdemos? Me falaram que eu era cobaia, mas eu sou participante de pesquisa e falo como brasileira: não tenham medo. Se vacinem para que possamos voltar à vida normal. Essa é a nossa chance”.
O médico infectologista do Instituto Emílio Ribas, Sergio Cimerman, declarou que a Sociedade Brasileira Infectologia publicará uma nota na segunda-feira, 18, a respeito do incentivo da vacinação, a qual salvará muitas vidas. “Eu clamo como médico infectologista que a população se vacine”.
Leia também: Anvisa aprova uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford