Connect with us

Coronavírus

Coronavírus: Orla da praia em Matinhos será fechada

Matinhos confirmou o primeiro caso de Coronavírus no litoral do Paraná (Foto: Arnaldo Alves/AEN)

Publicado

em

O prefeito de Matinhos, Ruy Hauer Reichert, em reunião com a Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus, decidiu fechar a orla da praia no município para que as pessoas respeitem ainda mais o distanciamento social. A medida é uma resposta para a notícia de segunda-feira, quando a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou o primeiro caso de Coronavírus no litoral do Paraná, em Matinhos.

A medida começa a valer na quinta-feira, 2 de abril. “Estamos lutando incansavelmente, pois não podemos desistir. O Coronavírus não vai nos vencer, não só o nosso município, mas em termos mundiais. A comissão hoje decidiu pelo fechamento da orla a partir do dia 2 de abril. Essa é uma ação importante que resolvemos tomar. A orla permanece fechada até a comissão decidir quando poderá ser aberta”, afirmou o prefeito Ruy Hauer.

O prefeito pediu compreensão por parte dos comerciantes. “Espero que os empresários entendam, eu sou empresário e sei a dor que estão sentindo com o comércio fechado, mas essa não é uma ação do prefeito, é um problema mundial e temos que resolver”, disse Ruy Hauer.

A medida de toque de recolher, como adotada pela Prefeitura de Paranaguá, está inicialmente descartada pela Prefeitura de Matinhos. “Em conversa com a nossa comissão, acreditamos que no município isso ainda não precisa ser feito porque os matinhenses estão entendendo a gravidade do problema”, pontuou o prefeito de Matinhos.

Estrutura em saúde

O secretário municipal de Saúde, Claudir Lourenço, afirmou que as equipes estão trabalhando para que o plano de contingência fique com o maior aparato possível. “Para tanto, já foram efetuados diversos contratos, a empresa de higienização já começou a trabalhar na UPA, para que toda a população matinhense e os servidores da saúde tenham a melhor estrutura possível. Contratamos técnicos de enfermagem e enfermeiros e já locamos tendas para montar um local específico ao lado da UPA para que possamos fazer os atendimentos dos pacientes”, contou o secretário.

Todas as unidades de saúde em Matinhos ficam abertas das 8h às 17h, além da UPA, que oferece atendimento 24h. “Peço para que todos continuem respeitando a quarentena, fiquem em suas residências e só busquem as unidades em casos de urgência e emergência”, ressaltou Lourenço.

Lotéricas

Duas lotéricas foram abertas no município nesta semana somente para operações financeiras, para desafogar o movimento nos bancos. “Os proprietários das lotéricas assinaram um termo para a prefeitura, dizendo que realizarão somente operações financeiras e que respeitarão todas as normas que a prefeitura está determinando”, declarou o prefeito de Matinhos.

O secretário municipal de Defesa Social, Marcelo Gaspar, insistiu para que a população respeite uma distância segura nas filas dos bancos. “Precisamos que as pessoas respeitem as orientações. Estamos trabalhando arduamente, não vamos medir esforços. Colaborem com a Guarda Municipal e, quem puder, fique em casa”, frisou Gaspar.

Com informações da Prefeitura de Matinhos