conecte-se conosco

Coronavírus

Há apenas um leito livre na UTI da Ala Covid-19 do Hospital Regional

Dos 25 leitos de enfermaria, 17 estão ocupados (Foto Ilustrativa – Geraldo Bubniak/AEN)

Publicado

em

Há apenas um leito livre na UTI da Ala Covid-19 do Hospital Regional

Taxa de ocupação para atendimento a pacientes graves é de 96%

Apesar do “lockdown” decretado em todo o Paraná, com endurecimento das medidas restritivas à pandemia, o Hospital Regional do Litoral (HRL) segue com uma ocupação alta. De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Diretoria de Gestão em Saúde, divulgados na segunda-feira, 1.º, entre os 25 leitos disponíveis da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 24 estão ocupados, ou seja, há apenas um leito disponível para pacientes graves, algo que representa uma ocupação de 96%. 

Na Enfermaria, que atende pacientes moderados, dos 25 leitos, 17 estão livres, com o setor registrando 68% de ocupação. Não há nenhuma criança internada no setor pediátrico de atendimento à pandemia do Coronavírus no HRL.

Segundo a Sesa, com relação à ocupação dos demais leitos SUS da rede hospitalar do litoral no setor de enfermaria, há duas pessoas internadas em outros locais de Paranaguá, uma no Hospital Municipal de Guaratuba e uma no Hospital Dr. Silvio Bittencourt, em Antonina. 

Paraná com 92% dos leitos adultos de UTI ocupados

Nas últimas semanas, devido ao crescimento da pandemia, o Governo Federal e Estado criaram centenas de leitos para atendimento a pacientes com Covid-19. “Na última semana, o Estado ativou 336 leitos, sendo 134 UTIs e 202 enfermarias para atendimento à Covid-19. Essas ativações fazem parte da ampliação emergencial de leitos em todo o Paraná devido ao aumento da demanda por atendimento hospitalar de casos confirmados e/ou suspeitos do vírus SARS-CoV-2”, informa a Sesa.

Com relação à ocupação de leitos exclusivos no SUS para atendimento à Covid-19 no Paraná, a taxa de ocupação total é de 80%, sendo que dos 3.405 leitos, 2.710 estão ocupados e 695, livres. Nas UTIs para atendimento de adultos, que atendem pessoas em situação mais grave, a taxa de lotação é de 92% (de 1.365 leitos existentes 1.257 estão ocupados), enquanto nas enfermarias também para adultos, a taxa de ocupação em todo o Estado é de 72% (1.430 leitos ocupados de 1.984 existentes). 

Na unidade de tratamento intensivo de atendimento pediátrico em todo o Paraná para a pandemia, ou seja, de crianças, há nove pacientes internados, com 22 leitos livres (taxa de ocupação de 41%). Na enfermagem em hospitais de todo o Estado, dos 34 leitos pediátricos existentes, 14 estão ocupados e 20 livres (41% de ocupação).

Leia também: Dez mortes por Covid-19 são registradas no HRL em três dias

Em alta

plugins premium WordPress