conecte-se conosco

Coronavírus

Casos de Covid-19 voltam a crescer e prefeito faz alerta à população

A Secretaria Municipal de Saúde preparou um espaço próprio no Centro de Diagnóstico João Paulo II para coletas de exames de Covid-19 retirando das unidades básicas

Publicado

em

Foto: Secom/PMP

O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado na quinta-feira, 8, mantém o alerta para o crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 em todas as faixas etárias, com maior destaque na população adulta. Tal cenário se observa em estados de todas as regiões do país. A análise mostra um aumento nas tendências de curto (últimas três semanas) e longo prazo (últimas seis semanas).

Dado o recente impacto da Covid-19 no país, o coordenador do InfoGripe, pesquisador Marcelo Gomes, reforça a importância da vacinação em dia e do uso de boas máscaras (preferencialmente N95 ou PFF2) em ambientes de maior exposição ao vírus. “É importante manter os cuidados porque estamos entrando no período em que a gente aumenta a nossa exposição com as celebrações de fim de ano”, sinaliza Gomes.

Paranaguá

Desde o início do mês, ou seja, de 1 a 12 de dezembro, o município de Paranaguá registrou no Informe Epidemiológico Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde – Sesa – 298 novos casos pela doença e 1 óbito.

Esta elevação de novos casos, também foi registrada pelo Centro de Referência, localizado no Hospital João Paulo II, que em dois dias, 8 e 9 de dezembro, registrou 185 novos casos da doença.

O prefeito Marcelo Roque fez um alerta de prevenção a população nas redes sociais. “Alertamos a população que na data dos dias 8 e 9 de dezembro das 7h às 19h, no Centro de Referência localizado no João Paulo, foram realizados 448 testes, desse total, 185 foram positivos. Isso demonstra que a população deverá tomar todos os cuidados necessários para evitar a contaminação da Covid-19. O momento é delicado e exige cautela de todos”, escreveu Marcelo Roque.

Vale ressaltar que Paranaguá se mantém com um número reduzido nos casos agravados ou de óbitos por Covid-19 em comparação aos anos anteriores, porém, como ocorre em vários países, o Brasil tem verificado um aumento no número de contaminados.

Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde preparou um espaço próprio no Centro de Diagnóstico João Paulo II para coletas de exames de Covid-19 retirando das unidades básicas esse público evitando assim, a transmissão cruzada, o que já vem acontecendo desde a semana passada. O atendimento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

“O espaço foi preparado e contará com profissionais para a realização dos exames e, caso necessário, a dispensação de medicamentos ocorre no local facilitando para os pacientes que buscarem pelo teste”, afirma a secretária municipal de Saúde interina, Luciana Costa.

A entrada de pacientes para exames ocorre pela Rua Rodolpho Schwarzabach, lateral do Centro de Diagnóstico João Paulo II.

Sintomáticos
Apenas pessoas com sintomas devem procurar o espaço. Isso se dá para evitar resultado falso negativo. Pacientes com um ou mais destes sintomas: febre, cansaço, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, calafrios, diarreia, alteração no olfato ou no paladar, fraqueza e dor muscular podem buscar o local para realização do exame.

Atestados e Declarações

Conforme Norma Técnica publicada no Diário Oficial na quinta-feira, 7, a partir desta data, o resultado do exame servirá como atestado para afastamento. Nele constam resultado e período de isolamento. Caso o exame dê negativo, o mesmo documento servirá como declaração pelo horário de atendimento.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá e Agência Fiocruz

Em alta

plugins premium WordPress